Sema inicia processo de gestão efetiva em Unidades de Conservação

Santarém – (07/03/2013) –Santarém, região do Tapajós, recebeu, nos dias 6 e 7 de março, a Assembleia Geral para a formação dos Conselhos Gestores da Reserva Biológica Maicuru (Rebio Maicuru) e Estação Ecológica Grão Pará (Esec Grão Pará), ambas localizadas na região da Calha Norte do rio Amazonas.

O encontro, organizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará (Sema), reuniu representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio), Secretarias Municipais de Meio Ambiente de Almeirim, Oriximiná e Monte Alegre, Organizações Não Governamentais (Ong´s) e Associações indígenas. Foram mais de 18 instituições com atuação na região.

O objetivo foi definir, entre as instituições participantes, os membros do Conselho de cada unidade, um processo que se iniciou com a realização da Oficina de Planejamento Participativo (OPP). “Somente a partir de uma reestruturação interna dentro da Sema e com a nomeação dos gerentes das unidades é que pode ser efetivamente dado início a esse processo”, explicou Rubens Aquino, gerente da Esec Grão Pará, maior reserva de proteção integral do mundo.

As reservas estão entre as maiores do mundo. Juntas, somam mais de cinco milhões de hectares e são voltadas para atividades de pesquisa, preservação e educação ambiental. Segundo levantamentos, tem uma grande diversidade de espécies, algumas ameaçadas de extinção e até animais nunca antes descritos pelos cientistas.

A expectativa da Sema é de que nos próximos meses aconteça a posse dos conselheiros e seja iniciado um plano de trabalho, entre outras ações, para colocar o documento do plano de manejo das duas unidades em prática. Outro fator importante é que a Esec Grão Pará e Rebio Maicuru foram contempladas dentro do programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA). “Isso permitirá um aporte maior de recursos financeiros para a operacionalização dos conselhos”, explicou Aquino.

Ao todo, 18 instituições foram escolhidas para compor o Conselho da Esec Grão Pará e 16 para o Conselho da Rebio Maicuru, sempre mantendo a igualdade entre representantes de instituições governamentais e segmentos da sociedade civil e com a participação de instituições com poder de tomada de decisão como Sema, Icmbio, Funai e prefeituras. “O processo é importante para fomentar espaços de governança não somente para essas unidades, mas para a Calha Norte como um todo”, concluiu Cesar Haag, coordenador de Políticas Ambientais da Conservação Internacional.

Calha Norte – Formada por cinco Unidades de Conservação, inclui as florestas Estaduais de Faro, Trombetas e Paru, a Estação Ecológica do Grão Pará e a Reserva Biológica Maicuru. Essas unidades, em conjunto com o Corredor de Biodiversidade do Amapá e do Corredor central da Amazônia, formam o maior corredor de biodiversidade do mundo. A região faz parte do chamado Centro de Endemismo das Guianas.

Fonte e Fotos: Fernando Cardoso (Conservação Internacional)