Seminário reúne interessados em educação ambiental

Belém – (24/01/2013) – A importância da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) no Estado do Pará foi um dos temas mais discutidos do Seminário de Nivelamento sobre a Política Estadual e Nacional de Educação Ambiental”, nesta quinta-feira, 24.

O evento, coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), conseguiu reunir, no auditório Ferradura, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), representantes das instituições que compõe a Comissão, representantes da esfera municipal, servidores da Sema e sociedade civil.

A CIEA é um colegiado consultivo, de gestão democrática, que discute com as 33 instituições-membro melhorias ambientais para a sociedade com foco no debate para a construção de políticas públicas de Educação Ambiental no Estado do Pará.

Segundo a técnica em educação ambiental da Sema, a socióloga Doraci Lopes, a CIEA é um dos instrumentos utilizados para sedimentar e difundir as ações ambientais. “Na condição de órgão gestor, a Sema é responsável por implementar a Política Estadual de Meio Ambiente (Peema) e por  dialogar com as outras instituições que fazem parte da Comissão, por isso a realização de seminários, que são formas de integrar e fortalecer os envolvidos no processo de Educação Ambiental” , explicou.

Para aproximar a sociedade civil dessas políticas, a pedagoga da Sema, Daniela Silva, apresentou a palestra “Educação Ambiental como instrumento da Gestão de Meio Ambiente”. A pedagoga acredita no processo de extravasamento da educação ambiental para todos os setores da sociedade. “A Educação Ambiental é o cerne de tudo e deve dialogar com os demais instrumentos da gestão de meio ambiente”, disse.

Um exemplo citado por Daniela e corroborado pelas servidoras da Seduc foi a Conferência Nacional Infanto- Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), em que, pautados na Educomunicação (campo de reflexão/ ação que une as áreas de Educação e Comunicação Social), alunos se tornam educadores ambientais e passam a representar o Estado, inclusive em eventos internacionais. Daniela ainda ressaltou o projeto de educação ambiental como instrumento do processo de descentralização da gestão compartilhada e descentralizada.

Realização de fóruns municipais, semanas de meio ambiente, eventos, criação da Rede Paraense de Educação Ambiental (Rede Paea), a efetiva implantação da educação ambiental e a aproximação com o Governo Federal e as diretrizes da educação ambiental também foram temas debatidos.

A Sema realizará um Seminário interno de Educação Ambiental nos dias 21 e 22 de fevereiro para discutir novas proposições da Peema.