Oficinas de reciclagem marcam aniversário de Belém

Belém (11/01/13) – No aniversário de 397 anos da cidade de Belém, que será comemorado neste sábado, 12 de janeiro, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do Pará, em parceria com outras secretarias estaduais e a Prefeitura Municipal, irão oferecer uma série de atividades para os moradores da capital. Na programação do órgão ambiental estão previstas oficinas de aproveitamento de materiais recicláveis para confecção de instrumentos musicais.

A coordenadora do evento pela Sema, a técnica Graciete Nogueira, conta que essas oficinas mostrarão que latas de refrigerante, tampinhas de pets, e garrafas de água mineral são excelentes materiais para a produção de instrumentos. “Queremos mostrar que lixo não é mais lixo, e sim, fonte de renda”, destacou.

Instrumentos, bonecas e demais produções estarão em exposição na barraca da Sema na área central do Ver-o-Peso. As oficinas destinadas às crianças e adolescentes, serão coordenadas por técnicos da Sema e educadores ambientais. O espaço também terá a participação de arte educadores que farão malabarismos, acrobacias e encenação teatral para chamar a atenção dos presentes para a importância da água e dos cuidados com o lixo. Kits ambientais, com livros e sacolas ecológicas, também serão entregues aos presentes para orientá-los nos primeiros passos para uma vida ecologicamente correta.