Professores avaliam educação ambiental na APA Araguaia

Belém, 07/01/12 – Professores das escolas localizadas no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia, no município de São Geraldo do Araguaia, reuniram-se na Gerência do Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas (Pesam) para avaliação das atividades de Educação Ambiental desenvolvidas durante 2012, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os educadores também apresentaram sugestões didáticas ambientais para 2013, envolvendo alunos e demais moradores das comunidades da APA.

Na avaliação dos professores, houve significativa evolução no aprendizado dos alunos durante as oficinas sobre a temática ambiental. “As formações que recebemos aperfeiçoou nossa prática pedagógica e melhorou o aprendizado dos alunos”, garante o professor lotado na Escola São Francisco de Assis, Genivaldo Carvalho.

A mudança do comportamento dos alunos da APA Araguaia sobre a preservação do meio ambiente foi percebida pelos educadores. “Após as ações de educação ambiental realizadas pela Sema em nossa comunidade, os alunos passaram a apresentar atitudes ambientalistas. Eles agora repudiam ações como caça e pesca predatória, desmatamento ilegal, uso  desnecessário do fogo, dentre outros atos que podem comprometer o meio ambiente”, avalia Maria Neide Paz dos Santos Rodrigues, professora na Escola Pedro Gomes da Silva, na Vila Santa Cruz dos Martírios.

O relacionamento entre alunos, moradores da comunidade e a Sema também foi observado: “Alunos e moradores da comunidade sempre elogiam os servidores da Sema por causa das ações de educação ambiental. Isso demonstra a importância que eles dão ao trabalho no Parque Serra das Andorinhas”, reconhece a professora da Vila Sucupira, Elizangela Melo, lotada na Escola Wildemberg de Oliveira Assis.

O concurso de redação das escolas da APA Araguaia e a Gincana Ecológica do Parque foram os eventos mais elogiados pelos alunos das escolas. A educadora Marinalva Tavares elogiou os resultados dessas atuações. “O concurso de redação e a gincana estimularam bastante os alunos nas aulas e motivaram os pais a comparecerem às reuniões. Estes eventos devem se repetir no próximo ano”, sugere.

A coordenadora pedagógica do Departamento de Educação do Campo, Margarete Ferro participou do encontro e avaliou a parceria mantida entre Sema e Semed. Para ela, o trabalho conjunto deve prosseguir. “Os eventos realizados este ano foram bastante proveitosos para os alunos e professores. Por isso devem continuar em 2013”, recomendou a pedagoga.

Fonte: Coordenadoria do programa de educação ambiental do Parque Serra das Andorinhas