Educação Ambiental é fomentada nos municípios descentralizados do Pará

Belém (21/12/12) – No próximo ano, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), já planeja fomento na área de educação ambiental em 44 municípios, dos 46 que já possuem habilitação para gestão ambiental. Neste mês, a Ceam concluiu um diagnóstico desses municípios, de forma a conhecer a realidade deles, dificuldades e potencialidades, recursos disponíveis, projetos implementados e ações realizadas, para que em 2013, eles recebam o apoio da Secretaria Estadual e possam capacitar os demais municípios.

Visita feita por equipe da Sema à região do Xingu, em dezembro, permitiu aos técnicos conhecer o viveiro de Quelônios de São Félix do Xingu, ter acesso a projetos de educação ambiental municipais, ao Bosque e Parque locais. A região será a primeira a receber a capacitação da Sema, que ocorrerá no município de Redenção, conforme explicou uma das coordenadora locais da Sema, Graciete Nogueira. “Nosso objetivo é não ficar só no pontual, mas partir para um trabalho continuado junto com o município”, destacou Graciete.

O projeto, intitulado “A Educação Ambiental como instrumento no processo de Gestão Ambiental Compartilhada e Descentralizada no Estado do Pará: contribuindo com a construção de um Pará sustentável”, visa fortalecer a Educação Ambiental como instrumento no processo de gestão, nos municípios paraenses que exercem a gestão ambiental descentralizada, compartilhada e democrática, contribuindo para o enraizamento da Educação Ambiental no Estado do Pará.

Por meio desse projeto, a Sema irá também monitorar e avaliar as ações, projetos e atividades de Educação Ambiental que estão sendo desenvolvidas nas Secretarias Municipais de Meio Ambiente; desenvolver mecanismos de fortalecimento da Educação Ambiental no órgão de gestão ambiental no município; promover a formação em Educação Ambiental de gestores, técnicos e demais atores da sociedade que atuam na área ambiental local; contribuir para a integração de ações dos diversos setores da Secretaria no processo de gestão ambiental.