Sema integra Conselho da Reserva Biológica Tapirapé na região Carajás

Belém, 29/11/12 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participou neste final de novembro da reunião do Conselho Consultivo da Unidade de Proteção Integral Reserva Bilógica (Rebio) do Tapirapé, no município de Marabá, região Carajás, gerenciada pelo Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade (ICMbio). A reunião ordinária discutiu a socialização do novo Código Florestal entre os representantes do poder público e da sociedade civil participantes do Conselho, o levantamento fundiário do local, fiscalizações e ações de educação.
Reserva Biológica tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.
Segundo a bióloga Ivelise Fiock, da Coordenadoria de Unidades de Conservação, representante da Sema no Conselho, além do código florestal, foram avaliadas as ações de fiscalização, de educação ambiental, cursos promovidos para professores de assentamentos do entorno da Unidade de Proteção Integral, e outras atividades desenvolvidas em 2012. “Uma espécie de balanço das atividades realizadas durante o ano acompanhado de novas propostas, para que as ações fiquem mais intensas em 2013. A comunidade solicitou participação articulada entre a Sema, ICMbio e demais instituções para intensificar os trabalhos junto a essas comunidades”, relatou.
As secretarias municipais de meio ambiente da região, companhia Vale, Associação sindical e popular, de moradores , de agricultores e de produtores rurais, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), Universidade Estadual do Pará, Secretarias municipais de educação e agricultura estiveram presentes juntamente com outras instituições nessa reunião dos componentes do Conselho da Rebio Tapirapé, que compõe o mosaico de Unidades de Conservação de Carajás.