Sema participa de pacto para redução do desmatamento em São Félix do Xingu

Belém, 13/11/12 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participou, dia 7 de novembro, em São Félix do Xingu, da IV reunião do Comitê do Projeto Pacto municipal para a redução do desmatamento, que reuniu técnicos da Diretoria de Planejamento e da Unidade Regional de Marabá da Sema, representantes da Organização das nações unidas para a alimentação e a agricultura (FAO), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) local, prefeitura municipal e da sociedade civil organizada.

Durante a reunião, Nazaré Soares do MMA, fez apresentação sobre as ações do Projeto realizadas no ano de 2012 e informou que a empresa contratada para fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR) já realiza o cadastramento para os pequenos produtores do município. Também foi apresentada a proposta de plano de trabalho a ser realizada em 2013, na qual está prevista a implantação de viveiros de mudas e a recuperação de áreas degradadas em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e demais organizações participantes do Projeto, que deve ser executado até 2014. O trabalho prevê ainda contratação de consultoria para apresentar ao Estado parâmetros técnicos e proposta jurídica para a recuperação de áreas degradadas, de acordo com o novo Código Florestal Brasileiro.

A engenheira agrônoma, da Unidade Regional de Marabá, Marlene Santos, e a gerente de planejamento ambiental, Diana Castro, ambas da Sema, afirmam que desde o início da execução do Projeto, em 2011, o município de São Félix do Xingu avançou na regularização ambiental. “Hoje, o município possui 92,7% de área cadastrada no CAR e ainda continua apresentando significativa redução nas taxas de desmatamento, que em 2009 era de 763 km2 e em 2011 foi 140 km2”, explica Diana.