Sema participa de reunião do Plano Safra da agricultura familiar em Marabá

Belém, 09/11/12 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participou da Reunião Territorial do Plano Safra da Agricultura Familiar, na quarta-feira (7), no município de Marabá, região Carajás, promovida pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para melhorar a operacionalização da agricultura familiar no Pará. A Sema foi representada no evento pelas analistas ambientais, engenheiras agrônomas, Andrelina Serrão e Maria Nazaré Pinto.

A palestra das agrônomas esteve concentrada na Regularização Ambiental para Acesso às Políticas Públicas da Agricultura Familiar. Outros assuntos discutidos giraram em torno da situação fundiária e processo de regularização, propostas de crédito rural, renegociação de dívidas, políticas públicas para comercialização de produtos, áreas de assentamentos agroextrativistas, Reservas Extrativistas e outros temas que promovam o aumento do acesso dos agricultores familiares às políticas públicas, a redução da inadimplência na agricultura familiar e demais necessidades da atividade produtiva rural.

Essas reuniões aconteceram desde o final de outubro em Tucuruí, Redenção, Capanema, Abaetetuba, Castanhal, São Miguel do Guamá, Belém e Marabá. As próximas serão, até o final de novembro, em Santarém, Itaituba, Breves e Altamira. O MDA desenvolve o Plano Safra com a parceria da Secretaria de Agricultura (Sagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Banco do Brasil e Banco da Amazônia.

O público alvo dessas reuniões são os técnicos que atuam junto à agricultura familiar, movimentos sociais, prefeituras municipais, agentes financeiros, órgãos estaduais e federais, Federações da agricultura familiar, universidades e todos os interessados na melhoria da agricultura familiar no Pará.