APA Triunfo do Xingu é palco de reunião do Prevfogo

Uma reunião de avaliação do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), na Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu (APA TX),no município de São Félix do Xingu, sudeste paraense, foi realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) com o chefe dos brigadistas locais e com técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento do município.Na pauta,ações de identificação e monitoramento de pontos críticos da APA Xingu, que, de julho a setembro, teve 32 focos de incêndios florestais controlados pelo Centro de Prevenção.

O Prevfogo, coordenado em nível nacional pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis ( Ibama), atua no município de São Félix do Xingu de forma integrada com Sema e a prefeitura local. O objetivo é desenvolver programas de monitoramento, prevenção e combate a incêndios florestais, por meio da capacitação de brigadistas em técnicas de manejo controlado do fogo para evitar riscos ambientais, especialmente dentro de áreas protegidas, já que A APA abriga espécies que são únicas e em vias de extinção, tais como o macaco-aranha-de-cara branca (*Ateles marginatus*), arara-azul-grande (*Anodorhynchus hyacinthinus*) e a onça-pintada (*Panthera onca*), que só existem no local.

O geógrafo da Sema, Luís Augusto Cesar,  acredita que apesar do período de seca (as chamas se propagam de forma rápida), as ações se mostraram eficientes. “Os resultados foram considerados positivos em razão da forte estiagem registrada no período. Estamos estudando a continuidade do monitoramento de pontos críticos e as ações de educação ambiental nas comunidades locais.”, explicou.

Segundo dados do Ibama, o município registrou 2.422 focos de calor no mês passado, durante o período de estiagem.