Professores da APA Araguaia participam de oficina de redação

Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizaram, em outubro, oficina de capacitação pedagógica de produção de textos para docentes das escolas localizadas na Área de Preservação Ambiental (APA) Araguaia, em São Geraldo do Araguaia, sudeste paraense.

A oficina faz parte do cronograma de atividades ambientais que a Gerência do Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas (Pesam) realiza, anualmente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município. O objetivo é reforçar, nos professores, técnicas de produção textual – metodologias, modalidades de escrita e gêneros literários – e transformá-los em multiplicadores desse conhecimento, o incentivo à leitura na sala de aula cria no aluno o hábito da escrita. Os alunos também terão um grande estímulo para exercitarem o aprendizado: o concurso de Redação e Poesia está programado para acontecer ainda em 2012.

Entusiasmados, os professores da Escola Municipal Raimundo Ferreira Lima, observaram diversos fatores positivos durante a aula expositiva. “As metodologias apresentadas durante a oficina são práticas e eficientes, certamente serão absorvidas facilmente pelos alunos. O resultado disso serão textos coesos e coerentes”, elogiou o professor Genivaldo Carvalho.

Durante a capacitação, os docentes aprenderam técnicas simplificadas para reconhecer, diferenciar e classificar tipologia e gênero textual em diversos contextos. Para outro participante da oficina, “a utilização da metodologia criativa, simples e direta para produzir texto dissertativo argumentativo foi extremamente útil para dinamizar o aprendizado em sala de aula”.

O resultado da oficina foi demonstrado na prática quando os professores produziram um texto coletivo sobre os privilégios de se morar e trabalhar na Serra das Andorinhas, utilizando o novo método. Após a oficina, os participantes receberam certificados de participação.

Ascom Sema / Fonte e foto Nilson Amaral – Coordenadoria de Educação Ambiental/Pesam/CUC/Sema (91) 31843341