Servidora da Sema é destaque no II Congresso Amazônico

Belém – (31/10/2012) – A Técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a pedagoga e gestora ambiental, Klycia de Souza Vilhena, apresentou o trabalho intitulado “Educação Ambiental na Gestão de Unidades de Conservação: Limites e possibilidades” no II Congresso Amazônico de Desenvolvimento Sustentável, em Palmas, Tocantis.

Realizado a cada dois anos, o Congresso é um mecanismo do Fórum Amazônia para a criação de políticas públicas que promovam a discussão do desenvolvimento sustentável na região. Os conhecimentos científicos da realidade amazônica obtido nos programas filiados, nos institutos de pesquisa e por pesquisadores externos são difundidos durante o evento.

A experiência adquirida na Sema com a gestão das Unidades de Conservação do Estado do Pará permitiu à servidora  apresentar os limites e possibilidades da educação ambiental realizada com os povos tradicionais. O mestrado em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, realizado na Universidade Federal do Pará (Ufpa), também contribuiu para mostrar a educação ambiental como instrumento eficaz dessa gestão.

Segundo Klycia, a inserção da comunidade na elaboração do programa de Educação Ambiental é imprescindível para o fortalecimento da gestão na área. “A comunidade deve participar de todo o processo, por isso indico a realização de oficinas com os moradores, pois precisamos conhecê-los, somente de posse desses dados podemos elaborar projetos educacionais desenvolvidos de acordo com a faixa etária, fazermos dinâmicas diferenciadas para grupos específicos e investir em cursos de capacitação com os professores locais, pois eles serão nossos agentes multiplicadores”, explicou.

O evento teve a participação de pesquisadores das principais Universidades da Amazônia. Apenas as cidades amazônicas que possuam ao menos um programa de pós-graduação filiado ao Fórum poderão servir de sede para o Congresso. O I Congresso, que foi dedicado à estruturação final do Projeto Estruturante de Pesquisa e Extensão do Fórum, foi realizado em Belém, em 2010. O III Congresso será realizado em Manaus, em 2014.