Equipe do Projeto Orla participa de Curso de Formação em Fortaleza

Belém – (31/10/2012) – Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participaram do curso para treinamento e capacitação de Instrutores do Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla), promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), durante o mês de outubro, em Fortaleza, Ceará.

Cerca de 50 instrutores do Pará, Amapá, Piauí, Maranhão e Ceará estão preparados para elaborar e implementar o Plano de Gestão Integrada (PGI). Eles serão responsáveis por elaborar um diagnóstico preciso, nos cinco estados. A análise deve levar em conta a falta de planejamento, o crescimento desordenado das cidades, fontes contaminantes da orla, problemas de saneamento básico e as pressões imobiliárias.

O PGI é elaborado por representantes do poder público e da sociedade civil, com foco no desenvolvimento sustentável e na combinação de geração de renda e ocupação. O PGI reunirá sugestões de políticas públicas para a execução de melhorias na área litorânea, que atendam às necessidades de gestão da orla costeira.

A Praia de Iracema serviu como cenário para estudo de caso, por seu potencial turístico e grande atrativo comercial. Os participantes realizaram visitas a diferentes pontos da praia para identificar avanços e deficiências na ocupação da orla. A gerente do zoneamento ambiental da Sema, a engenheira agrônoma Fabíola Azevedo,  acredita que o curso é fundamental para servir de subsídio na elaboração do PGI. “O contato com um estudo de caso nos permite observação da situação atual e a projeção dos cenários tendencial e futurista da orla, isso contribui na busca de soluções que devem ser elaboradas pelo Poder Público e pela sociedade”, explicou.

O Projeto Orla é coordenado, em âmbito federal, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e, na esfera estadual, pela Sema e Secretaria de Planejamento da União (SPU). Em maio, os técnicos participaram do “Seminário Gerenciamento Costeiro na Região Norte: Sociedade e poder público dialogando sobre a sustentabilidade ambiental na zona costeira e marinha”, em Salvador, Bahia.

Avanços – Os municípios de Óbidos, Barcarena, Salinópolis, Soure e Marapanim receberam as oficinas de capacitação e estão com o Projeto de Gestão em fase de análise pela Comissão Técnica. Atualmente, 11 municípios realizaram adesão ao Projeto Orla e estão aguardando a realização das oficinas de capacitação. A proposta é integrar o Projeto Orla a outras políticas públicas municipais.