Sema participa de Fórum de ensino e pesquisa para o desenvolvimento sustentável

Belém- (24/10/2012) – Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participaram do VII Fórum de Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-Graduação (Forpeexp), da Universidade Estadual do Pará (Uepa). Com a temática “Universidade na sociedade do conhecimento: compromisso com  desenvolvimento sustentável e enfrentamento da pobreza", o evento ocorreu no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Uepa, no período de 17 a 19 de outubro. O objetivo  foi discutir o papel da universidade junto às políticas públicas de Estado.

A Sema teve um local para expor as ações e práticas das políticas públicas de gestão ambiental desenvolvidas pelo Estado, denominado Tenda Sustentável. Um dos expositores da Tenda, o técnico da Coordenadoria de Capacitação e Educação Ambiental, da Sema, Lucivaldo Pontes, acredita que o evento serviu para mostrar o papel estratégico da secretaria frente aos desafios de se implantar políticas públicas voltadas à sustentabilidade dos recursos naturais existentes no Pará.“A Tenda Sustentável permitiu que os participantes interagissem com as políticas públicas ambientais. A sociedade precisa entender os mecanismos comprometidos com o desenvolvimento sustentável, preservação, conservação do meio ambiente e com a melhoria da qualidade de vida da população paraense”, disse.

Os participantes puderam conhecer os programas, projetos e instrumentos mais utilizados pela Sema em sua gestão ambiental, tais como outorga de recursos hídricos, Projeto Orla, Cadastro Ambiental Rural (CAR), de forma didática, com painéis, cartilhas e  recursos áudio-visuais, com diferentes temáticas ambientais. Representantes da Diretoria de Recursos Hídricos e da Coordenadoria de Ordenamento Ambiental também estiveram presentes no VII Forpeexp.