Sema forma comissão multissetorial para implementar Agenda Ambiental

Belém, 17/10/12 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) aderiu ao Projeto Agenda Ambiental para estimular e promover mudanças comportamentais na adoção de práticas sustentáveis dentro da instituição. Lançado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2001, o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, também conhecido pela sigla A3P, tem por meta sensibilizar os gestores públicos para as questões ambientais, incentivando-os a incorporar princípios e critérios de gestão consciente em suas atividades rotineiras. Licitações sustentáveis, combate a todas as formas de desperdício, gestão ambiental de resíduos e a capacitação continuada de dirigentes públicos são alguns dos eixos temáticos.

A I Reunião da Comissão Gestora aconteceu no início do mês de outubro. A 2ª Reunião, no dia 16, preencheu o Plano de Trabalho e discutiu a possibilidade de se estender o projeto às regionais. “A agenda ambiental é essencial para estreitar a ligação entre os diversos setores da secretaria. As ações integradas de conscientização poderão, inclusive, servir de exemplo para outros órgãos”, explicou a técnica responsável pela formação da Comissão na Sema, Mary Anne Monteiro.

A Comissão setorial é responsável pela implementação das ações de melhoria do desempenho ambiental na Sema, cabe a ela realizar o diagnóstico ambiental, elaborar o plano de Gestão,  fazer a capacitação e a sensibilização dos servidores. Segundo Mary Anne, antes da adoção da Agenda, a Sema já tinha realizado diversas ações voltadas ao público interno por meio do Projeto Conscientização Ambiental. Entre as ações, estão caminhadas no Parque do Utinga, uso de canecas no lugar do copo descartável, instalação de lixeiras para a coleta seletiva de lixo, palestras e exibição de filmes sobre conscientização ambiental para servidores.

Agenda Ambiental – Já foram realizados dois fóruns nacionais sobre o tema. Em 2005, foi criada a “Rede A3P” – um canal de comunicação permanente entre os órgãos públicos para promover o intercâmbio técnico, difundir informações sobre temas relevantes à agenda, sistematizar dados e informações sobre o desempenho ambiental dos órgãos, permitindo a troca de experiências. Atualmente, cerca de 400 órgãos públicos participam desta Rede, indicando que o Poder Público está se adequando à política de prevenção de impactos negativos ao meio ambiente.