Sema capacita municípios para a gestão de recursos hídricos

Belém, 28/9/12 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por intermédio da Diretoria de Recursos Hídricos (Direh), realizou na quinta-feira (27), no município de Igarapé-Miri, capacitação em Gestão de Recursos Hídricos, em parceria com a prefeitura local. Estiveram presentes no evento o secretário de Meio Ambiente do local, Benedito Costa e a Coordenadora de Meio Ambiente do Consórcio de Desenvolvimento Social Econômico Intermunicipal (Codesei), Solange Valadares, além de outros representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente da Região do Tocantins – Baião, Cametá, Moju e Tailândia.

Durante a programação foram explanados os temas de gestão de recursos hídricos, aspectos legais, outorga de direito de recursos hídricos, plano de recursos hídricos, Comitês de Bacias Hidrográficas, além de oficina de integração. Essas palestras são fundamentais para uma consciente discussão em torno de um efetivo planejamento e gestão dos Recursos Hídricos, para o uso sustentável.

Segundo Alan Silva, técnico da Diretoria de Recursos Hídricos (Direh), a capacitação realizada no município de Igarapé-Miri envolve municípios da Região de integração Tocantins, que expressaram os problemas ambientais enfrentadas por cada município. A técnica Valdeli Mesquita ressaltou ainda, que essa integração dos municípios em uma capacitação é importante para que todos se organizem para pensar em propostas para soluções dos problemas da bacia hidrográfica onde estão localizados.