Plano de Manejo Florestal em Altamira flagrado em exploração ilegal de madeira

Belém, 28/9/12 – Técnicos da Diretoria de Fiscalização, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), realizaram, de 10 a 19 de setembro, uma Operação em parceria com a Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema), no município de Altamira. O Plano de Manejo Florestal Sustentável, alvo da fiscalização, tem como detentora da autorização de exploração florestal, Anália Dias dos Santos. Trata-se de uma área de 50,73 hectares (ha) licenciada pela Sema, para a exploração de 1.261 metros cúbicos (m3) de madeira em toras nativas, que estava sendo usada indevidamente para escoamento de madeira explorada em outros locais, ainda não identificados.

Uma consulta ao Sistema de Comercialização e transporte de Produtos Florestais (Sisflora), no site do órgão ambiental do Pará, constatou a venda de 973 m³ de espécies de madeira em toras –  entre elas maçaranduba, tindorana, tauari, amarelão, melancieira, andiroba, marupá, freijó, jatobá e ipê-roxo. Mas, de acordo com o coordenador da operação, o fiscal da Sema, Victor Mendes da Silva, a área do plano está intacta. “Isto é, não saiu nenhuma tora de madeira desta área autorizada, configurando, desta forma, o que se chama de venda de papel”, declara o fiscal.

Diante da infração constatada, a detentora da autorização de exploração florestal foi autuada, primeiramente por executar manejo florestal em desacordo com a autorização concedida e o outro por vender produto clandestino de origem florestal de forma virtual. O engenheiro responsável pelo plano também foi identificado e devidamente autuado, por prestar informações falsas ao Sisflora.

O Plano de Manejo com atuação irregular e as serrarias compradoras das madeiras vendidas ilegalmente – A.K. Samuelsson, de Medicilândia; Grão Pará Madeiras, de Uruará; e Madeireira Letícia, de Anapu – tiveram seus Cadastros de Exploradores e Consumidores de produtos Florestais no Estado do Pará (Ceprofs) bloqueados, além da intimação do responsável técnico do Plano de Manejo e dos responsáveis das madeireiras para prestarem esclarecimentos na Dema, na segunda-feira, 1 de outubro.