Grupo de Trabalho discute monitoramento de atividade industrial em Barcarena

Belém (24/09/12) – Foi realizada nesta segunda-feira, 24, em Belém, a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Monitoramento Estratégico das atividades da área industrial de Barcarena, coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). O Grupo é composto por representantes da Defensoria Pública Federal; Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Barcarena; Polícia Militar; Associações de moradores de Barcarena; organizações não-governamentais; Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração; Procuradoria Geral do Estado; Universidade Federal do Pará; Ministério Público Federal; Centro de Perícia Renato Chaves e Departamento de Polícia Ambiental, da Polícia Civil.

O titular da Sema, José Alberto da Silva Colares entrou em consenso com os presentes, sobre quais medidas tomar em relação às empresas que têm empreendimentos no município, e que precisam ter suas licenças revistas, e suas condicionantes monitoradas para verificar se estão sendo cumpridas. Em caso de cumprimento, elas devem explicar às comunidades e à Sema como está sendo realizado cada programa. Cinco empresas foram listadas como prioritárias, para que o órgão público ambiental e as comunidades iniciem o processo de “cobrança”.

Alguns pontos estratégicos foram discutidos pelo GT, que consistem em contratação de auditoria independente, implantação de um programa de abastecimento de água e esgoto na localidade, construção de um centro integrado de monitoramento ambiental, entre outros.

Haverá uma reunião do Secretário com as empresas listadas, para que tenham ciência do que será feito e como serão cobradas as providências para a solução do problema de poluição dos rios e do ar, vazamento de bacias de contenção, realocamento de pessoas que moram nas proximidades já afetadas, entre outras questões. O acordo feito com as empresas será de conhecimento do Ministério Público, Defensoria e demais órgãos participantes do GT.