Sema dá aulas de reciclagem para estudantes de escolas da APA Paytuna

Belém (18/09/2012) – Alunos de escolas localizadas na Área de Preservação Ambiental (APA) Paytuna, dentro do Parque Estadual Monte Alegre (Pema), na região Baixo Amazonas, gerenciados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), tiveram aulas de reciclagem durante a atividade de “Produção de Artesanato com Produtos Recicláveis”.

O objetivo dos educadores foi o de apresentar aos estudantes as diversas formas de se reaproveitar – em casa, na escola e em outros ambientes – artigos que, geralmente, são descartados após o uso. A ação realizada pela Sema, por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação, em parceria com os professores da região, ocorreu nas seis comunidades que compõem a APA Paytuna (Ererê, Maxirá, Maxirazinho, Lages, Paytuna e Santana). Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ererê aprenderam a confeccionar bonequinhos feitos de tampas de garrafas pet e vassouras das garrafas, carro ecológico produzido a partir de caixas de leite, sapo musical de papelão e coroas de rolos de papel higiênico.

Os pequenos alunos da Creche Fruto do Amor também participaram e se entusiasmaram com os brinquedos totalmente ecológicos. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José Alvares Portela, localizada na comunidade Maxirá, os alunos perceberam as utilidades dos produtos recicláveis no cotidiano. O mesmo aconteceu nas comunidades de Maxirazinho, Lages, Paytuna e Santana. “A formação de uma consciência ecológica diante do descarte de produtos em locais indevidos, e consequentemente, um melhor conhecimento sobre reciclagem, teve a participação efetiva de alunos e professores das comunidades envolvidas, além de proporcionar renda aos moradores e zelo com o ecossistema do Parque Monte Alegre”, afirma a técnica Haydeé Marinho.

Fonte: Diretoria de Áreas Protegidas (Diap) Fotos: Haydeé Marinho / Lucas Dias