Sema realiza discussão sobre o Cadastro Ambiental Rural em Terra Santa

Belém (12/09/12) – A metodologia da elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) adotada pelo município de Terra Santa, na região do Baixo Amazonas, no Pará, foi analisada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) nesta semana, na própria localidade. O objetivo foi a aprovação pela Sema do procedimento utilizado pela Prefeitura Municipal, e a busca pelo título de Município Verde.

No evento, a Sema foi representada pela Gerente da Diretoria de Planejamento Ambiental, Diana Castro e pela técnica da Unidade Regional de Santarém, Áurea Castro, que realizaram discussões sobre o CAR com o poder público local e com representantes de pelo menos dez comunidades rurais.

Durante a reunião, o representante da Prefeitura Municipal de Terra Santa, Natanael Oliveira, expôs as ações desenvolvidas pelo município para o cumprimento do termo de compromisso assinado junto ao Ministério Público Federal, ressaltando que Terra Santa já possui 80% de área cadastrável, registrada no CAR. Os comunitários esclareceram dúvidas sobre o processo de regularização ambiental e apresentaram as dificuldades enfrentadas no que diz respeito à produção e financiamento de projetos.