Sema participa da Operação Segurança sem Limites no Pará

Belém, 04/5/12 – A Secretaria de Estado Segurança Pública (Segup), a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e outros órgãos públicos participaram de entrevista coletiva com a imprensa para apresentar a primeira parcial dos resultados obtidos com a operação Segurança sem Limites, iniciada este mês em 17 municípios no Pará, para combater a criminalidade no Estado utilizando vias terrestres e fluviais.

O secretário adjunto de Inteligência da Segup, Antônio Farias, revelou que a operação Segurança sem Limites foi articulada desde 2011 para se estabelecer um padrão de fiscalização com o objetivo estratégico de articulação entre órgãos federais e estaduais para ampliar a capacidade de operação do Estado. “A ideia é o combate ao crime organizado e, assim, dar mais segurança à população”, enfatizou.

Nesta primeira fase da operação estão reunidos 15 órgãos públicos, com mais de 500 pessoas em campo que realizaram abordagens a ônibus, motos, caminhões, embarcações, vans, carros particulares, que resultaram na apreensão de armas de fogo e branca, munições, drogas, veículos irregulares e outros atos ilícitos que foram desarticulados.

A operação está sem data definida para encerrar. O delegado Sílvio Maués, diretor da Delegacia do Interior, disse que a união entre órgãos como a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Adepará, Sefa, Marinha do Brasil, Receita Federal e outras, torna o Estado mais eficiente no combate ao crime e “esta primeira fase está muito positiva”.

Fiscalização ambiental no município de Óbidos flagrou cinco indivíduos com documentação com assinatura falsificada, na tentativa da retirada ilegal de madeira apreendida anteriormente pela Sema e que estava custodiada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município. A Sema lavrou o auto de infração e a polícia civil fez o procedimento policial.

No município de Abaetetuba, auto de infração foi lavrado contra a prefeitura, responsável pelo 9º Festival de Miriti, onde estavam sendo oferecidos nos cardápios das barracas de venda de comidas típicas pratos à base de carne de capivara. No posto fiscal de Itinga – na travessia do rio Gurupi, divisa do Pará com o Maranhão – foi apreendido um caminhão com 20 metros cúbicos de madeira serrada com a Guia Florestal mostrando itinerário incompatível com o percurso da carga.