Novos conselheiros de recursos hídricos são empossados na Sema

Belém, 19/4/12 – Na XVI reunião ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), o presidente do Conselho e secretário de Meio Ambiente do Pará, José Alberto Colares, empossou os novos conselheiros titulares e suplentes representantes do poder público, da sociedade civil, dos usuários, dos municípios e do governo federal para exercer o mandato no próximo biênio, nesta quinta-feira (19), na secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Na ocasião, também foram tratados temas relacionados aos usuários de recursos hídricos, ao calendário anual das reuniões, à futura criação do Instituto da Águas do Pará e outras discussões de interesse da população.

A nomeação dos conselheiros do poder público será oficializada em publicação do Diário Oficial do Estado do Pará e envolve representantes das secretarias de estado de Agricultura (Sagri), de Saúde Pública (Sespa), de Pesca e Aquicultura (Sepaq), de Ciência Tecnologia e Informação (Secti), de integração Regional e Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, da Companhia de Portos e Hidrovias, Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Idesp), da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da presidência do Conselho exercida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

O Conselho tem ainda mais quatro representantes de Associações de municípios do Pará (estes com mandato anual), e outras 12 representações da sociedade civil, entre elas universidades, associações e consórcio intermunicipal, que juntamente com os usuários de recursos hídricos e o governo federal complementam a formação do CERH.

O presidente do CERH, José Alberto Colares, ressalvou a importância da Criação do Instituto de Águas e Clima do Pará para a gestão dos recursos hídricos do Estado e marcou uma exposição mais detalhada do novo órgão para a próxima reunião do Conselho, em maio. A secretária executiva do Conselho e diretora de Recursos Hídricos da Sema, Verônica Bittencourt, acompanha todo o processo para o surgimento do Instituto. “É imprescindível para a gestão da água”, diz.

O representante da Federação das Indústrias do Pará, Luiz Moura, na condição de usuário industrial de recursos hídricos considera que “sentimos a importância de haver uma política estadual de recursos hídricos para o desenvolvimento do estado e para o nosso controle da produção industrial”.

Os novos conselheiros receberam informes sobre a composição das Câmaras Técnicas do CERH, vazões da água e compensação ambiental, e ainda a apresentação do tema Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos no Brasil, realizada pelo Gerente de Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos da Agência Nacional das Águas (ANA), Giordano Carvalho.