Alunos participam de Gincana Ecológica do Parque Serra das Andorinhas

Belém (03/10/11) – Cerca de 150 alunos das escolas da Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia, em São Geraldo do Araguaia, participaram da 1ª Gincana Ecológica do Parque Estadual Serra das Andorinhas (Pesam), no final de setembro, na Escola Limírio Rodrigues de Amorim. O evento consistiu em um jogo de perguntas e respostas sobre assuntos que envolvem meio ambiente, impacto ambiental, aquecimento global, reciclagem; além de geografia e história da região, e ainda Português e matemática.

O evento teve o objetivo de promover integração dos alunos das oito escolas da APA Araguaia, através de ações que os sensibilizem para melhoria da postura em relação à preservação e conservação da natureza; e com isso garantir a melhoria da qualidade de vida de todos da região. A ação faz parte do Programa de Educação Ambiental do Pesam e foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Geraldo do Araguaia, por meio do departamento de educação do campo.

Para a professora Marinalva Tavares a Gincana Ecológica é uma oportunidade para os alunos aprenderem mais sobre meio ambiente. “As perguntas e respostas apresentadas nesta atividade permitem aos alunos descobertas incríveis. Eles vão levar este conhecimento para sempre. É uma iniciativa bastante proveitosa para os alunos”, destacou a professora.

O jogo de perguntas e respostas também é um meio diferente de promover aprendizado. “Momentos como este amplia o conhecimento de todos os participantes e favorece a interação entre alunos e professores“, elogiou o professor Valdemir Ribeiro.

A gincana aconteceu em duas etapas: em cada escola, os alunos foram divididos em três grupos caracterizados pelas cores verde, amarela e branca. O grupo/cor vencedor teria a missão de representar sua escola na etapa final, na sede urbana do município. Na etapa final, os grupos de cada escola foram redivididos nas mesmas cores de antes para que todas as escolas tivessem vencedores na equipe campeã. Medalhas e um festival de sorvete foi a premiação do jogo.

Fonte: Nilson Amaral – responsável pelo programa de Educação Ambiental do Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas (Pesam)/CUC/Sema