Show de emoção no Dia dos Pais

Belém (12/08/11) – O Dia dos Pais foi um verdadeiro show de emoções na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), comemorado nesta sexta-feira, 12. Os servidores foram às lágrimas com as apresentações do coral Cantando a Vida, que interpretou canções que foram do gospel ao pagode. Dentre as músicas que mais emocionaram se destacam “Pai”, de Fábio Jr., interpretado pelo coordenador do Núcleo de Documentação e Arquivo, Edílson Coelho, e “Meu querido, meu velho, meu amigo”, do Rei Roberto Carlos, pelo responsável de Geotecnologias, Vicente Souza.

Na abertura da celebração, a Secretária Teresa Cativo falou da força da figura paterna em um lar. Para ela, é difícil falar de pai, especialmente porque ele não é mais vivo. “O pai é referência, é a âncora, figura forte da casa. Que vocês sejam âncoras! Que vocês sejam para os seus filhos como meu pai foi para mim: uma figura forte, que foi tão importante que mesmo, após a morte dele, nossa família continua unida”, disse.

Para Jesus Palheta, motorista da Sema, todos os momentos foram emocionantes, principalmente o das canções. O assessor de controle interno Olivar Moura e o contemporâneo da Corregedoria, o servidor Raimundo Araújo, mais conhecido como Camarão, não seguraram as lágrimas diante da música de Roberto Carlos. “Qualquer homenagem me emociona sempre, mas a música que o Vicentinho cantou me lembrou o meu pai quando era vivo”, compartilhou Seu Camarão.

Simultaneamente, a festa, organizada pela Gerência de Treinamento e Desenvolvimento (GTD), da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Sema, também acontecia no Parque Estadual do Utinga (Peut), com a presença dos servidores das Diretorias de Áreas Protegidas, Planejamento Ambiental e Fiscalização.

O Diretor da Diap, Paulo Altieri, visivelmente emocionado, agradeceu a presença dos servidores. “Este tipo de evento integra as pessoas que trabalham na Sema, e se formos somar as horas em que permanecemos aqui, talvez dê um tempo até maior do que passamos com os filhos, em casa”, lembrou o pai de Gabriel e Ana Paula.

Regina Magno, gerente de Treinamento e Desenvolvimento, explicou que a festa faz parte do projeto de valorização do servidor e de qualidade de vida. “A idéia é proporcionar momentos de lazer e entretenimento para os papais da Sema, que não vão esquecer dessa lembrança”, disse.

As mulheres também fizeram parte da comemoração, caso da servidora Jeana Farias, que fez um discurso, em uma manifestação espontânea, a todas às mães que também são pais: “esta homenagem é também para a mulher que está à frente da família, no papel de pai e mãe. Ser pai é assumir as responsabilidades com a família, independente do sexo”.

Doces, salgados, refrigerante e bolo foram servidos aos participantes. A bailarina-mirim Adrielly Oliveira, filha de ex-servidora, ao som da música “Simples Nota”, fez uma performance para os papais.

Todos os pais ganharam um porta-retratos estilizado, com fotos dos filhos. Genardo Oliveira, economista, pai de Luís Gabriel, 11, e de Helena de apenas nove meses, agradeceu a homenagem: “Foi maravilhoso. Além do carinho expresso, ainda fica uma homenagem pra se guardar não só no coração, mas também na mesa de nosso trabalho”, revelou.