Barraqueiros participam de Gincana Ecológica em Ajuruteua

Belém (28/07/11) –  Uma Gincana ecológica, parte integrante do Projeto Ação Verão 2011 da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), foi realizada no município de Bragança, nordeste paraense.
A gincana se baseava na arrecadação de material reciclável por barraca, bares e pousadas da praia. Cada participante ficou encarregado de separar o lixo e de limpar a frente de seu estabelecimento. Auricélia Nascimento, proprietária da pousada Sabor do Beijo, conseguiu arrecadar 23 sacos cheios de material reciclável. Auricélia foi a vencedora da Gincana Ecológica.

“Achei a idéia fantástica. Isso incentiva tanto os empreendedores locais quanto à clientela a deixar tudo limpo. Foi uma competição saudável, disputada com muito empenho e nobreza”, disse.

Auricélia recebeu três cestas básicas e distribuiu a seus funcionários, segundo ela, grandes contribuidores da gincana. A segunda classificada, Maria de Nazaré Bandeira, dona da pousada Beiradão e organizadora da gincana, não se abalou com a segunda posição. “Como pertenço à terceira idade, uma faixa etária esquecida, fiquei feliz só pelo fato da Sema ter me envolvido nesse trabalho. Mas prometo que ano que vem serei a vencedora”, brincou.

Ao todo, foram arrecadados 30 sacos com latinhas de alumínio e garrafa pet que, reunidos, assustaram os veranistas que passaram pelo local. “Isso tudo estava na praia?”, perguntou Michelle dos Anjos, administradora, ao passar diante do “Memorial do lixo”, uma técnica utilizada para despertar reflexão nos freqüentadores da praia.

As oficinas destinadas às crianças também chamaram a atenção. Karla Moura, pedagoga, levou a filha Yasmin até a barraca da Sema. “A idéia de conscientizar a garotada aqui, na praia, é bem menos teórica. Quem está aqui vê o lixo e não quer conviver com ele. Por uma questão até de conforto próprio, passa a limpar a praia”, disse. O marido de Karla, também pedagogo, concordou: “se não houver essa conscientização, brevemente não teremos mais nem praia, somente um lixão a céu aberto”, alarmou.

Destinação – Todo o material reciclável arrecadado, tanto na dinâmica Troca Consciente, quanto na Gincana Ecológica, foi destinado à Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável dos Caetés (Coomarca). Éberson de Lima, responsável pela coleta e representante da Coomarca, agradeceu a arrecadação. “Com esse material, a Sema ajudará muita gente que vive de catar lixo. Ajudará também os veranistas, que querem uma praia limpa”, disse.