Veranistas são orientados pela Sema em Salinas

Belém (21/07/11) – O Projeto Ação Verão, iniciado na primeira semana de julho pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), leva orientações também aos frequentadores de Salinas. As atividades foram concentradas na praia do Atalaia e Praça do Maçarico por meio de oficinas, orientação e sensibilização dos veranistas sobre a importância da educação ambiental e conservação do meio ambiente.

Atividades arte-educadoras e confecção de pintura em cartazes mostraram a decomposição do lixo, que dependendo do material, pode demorar milhares de anos para desaparecer. A ação, coordenada por técnicos da Coordenadoria de Capacitação e Educação Ambiental da Sema, chamou atenção de muitas crianças e adultos que fizeram questão de participar de todas as atividades oferecidas.

Foi articulado junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Salinas a distribuição de containers pela praia para que os banhistas e comerciantes depositassem os lixos produzidos. Foi armada a barraca para pinturas faciais e leitura de histórias sobre a natureza para as crianças. As pinturas elaboradas pelos pequenos foram exibidas no Maçarico com assinatura dos mesmos.

Na praia do Atalaia, Sema e Corpo de Bombeiros fizeram parceria, para trabalhar em prol de crianças que estavam desaparecidas de seus pais. Elas ficavam na barraca da Sema se distraindo com pinturas e historinhas contadas pelos arte-educadores até que os pais fossem identificados e acionados.

Na rampa da praia também foi feita uma blitz, em que se entregava kits contendo cartilhas educativas para crianças e adolescentes, e sacolas plásticas para os banhistas recolherem os lixos gerados.

Mães que estavam no Atalaia disseram que quando ouviram falar da Ação Verão na localidade, levaram imediatamente seus filhos à barraca da Sema, para que as crianças aprendessem um pouco mais sobre o meio ambiente, e o tempo de decomposição de cada material, pra que levassem essa informação aos amigos da escola e vizinhança. Também relataram à equipe que a iniciativa da Sema em relação a conscientização de conservação da natureza e do meio ambiente foi um grande passo e que se todos continuassem com esta ação, muitos problemas seriam resolvidos.