Sema estabelece novo horário e qualifica atendimento

Belém (18/07/11) – Desde junho deste ano, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) tem adotado novos procedimentos no atendimento do órgão. O horário para o público externo, que passa a ser de 8h às 14h, foi uma das primeiras mudanças. Outra é a recepção, que agora conta com pessoal treinado para atender ao público com mais atenção, polidez, agilidade e precisão. O tumulto que se via um tempo atrás, por exemplo, não é mais realidade da Sema desde essas alterações. É visível, portanto, a organização, a melhora na eficiência.

O trabalho, que está sendo desenvolvido pela coordenadoria do Núcleo de Documentação e Arquivo (NDA), que é responsável pela recepção, protocolo e biblioteca do órgão, tem feito freqüentes atividades de conscientização com os funcionários. O cerne da questão é a necessidade de se atender bem ao público externo na recepção localizada na entrada do prédio e no protocolo.

O treinamento dado bate repetidamente na tecla de que o atendente deve colocar-se no lugar do outro e procurar ser atencioso, prestando todas as informações de forma precisa para que o processo seja agilizado, facilitado.

O canal de comunicação entre os subordinados e a coordenação é livre e, além disso, estão planejadas reuniões mensais para treinar os funcionários e sanar todas as dúvidas que possam vir a surgir durante o processo de atendimento.

Quanto ao horário, o seu maior trunfo é dar agilidade. Com a tarde sem atendimento externo, os servidores ganham tempo para analisar os processos entregues durante a manhã e início da tarde. Sem dúvida, um ganho para ambos os grupos.

Ascom Sema
(91) 3184-3332

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará