Sema inicia em Barcarena as atividades do projeto Ação Verão 2011

Belém (13/07/11) – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) iniciou no último final de semana, 9 e 10 de julho, por meio da Coordenadoria de Capacitação e Educação Ambiental (Ceam), as primeiras ações previstas no projeto Ação Verão 2011, na praia do Caripi, no município de Barcarena.

Verão só Curtição, Combina com Natureza sem Poluição é o slogan escolhido em concurso realizado pela Sema. A equipe de técnicos da Ceam, coordenada pelos servidores Lucivaldo Pontes e Izabele Carvalho, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Barcarena (Semmab), desenvolveu atividades educativas e de sensibilização a comerciantes e veranistas que visitaram o balneário.

Comerciantes receberam orientações relacionadas a problemáticas ambientais características do período de férias, como o acúmulo de resíduos sólidos na praia, poluição sonora, violência, depredação do patrimônio público, segurança alimentar, entre outros problemas que se intensificam com o aumento de visitantes durante o veraneio.

Oficinas de Educação Ambiental foram direcionadas às crianças e adolescentes para a pintura e confecção de cartazes de orientação sobre o tempo de decomposição do lixo, à construção de instrumentos musicais com reutilização de embalagens de bebidas, além de gincanas de recolhimento de materiais recicláveis como latinhas e garrafas pets.

Blitz educativas aos adultos, no Arrastão do Lixo, com distribuição de brindes, bandanas, sacolas para o depósito de resíduos sólidos e materiais educativos sobre o tratamento do lixo e da água direcionados ao período do veraneio.

O acolhimento dos comerciantes e a recepção dos veranistas estimularam os coordenadores do projeto Ação Verão, em Barcarena, a destacarem também a integração entre a equipe da Sema e de outras instituições, entre elas a da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que também desenvolvia ações de Educação Ambiental no balneário.

“É muito importante a parceria dos órgãos que se preocupam com o meio ambiente. Parabéns à Sema e a todos os participantes”, disse Laura da Costa, moradora do município.