PPCAD e PPCDAM são alinhados em reunião

Belém (01/07/11) – Os rumos do Plano de Prevenção, Controle e Alternativas ao Desmatamento do Estado do Pará (PPCAD) estão sendo discutidos desde quinta-feira (30) até esta sexta-feira (1) , por órgãos federais e estaduais no Hangar-Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. A reunião de trabalho, coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do Pará e pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA), objetiva alinhar o documento estadual ao Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAM), do Governo Federal.

Na abertura das discussões, a Secretária de Meio Ambiente, Teresa Cativo, enfatizou a necessidade de unir as diversas instituições do Estado e do Governo Federal, para que o Pará consiga otimizar suas ações e garantir o sucesso na luta contra o desmatamento. “Cada vez mais, temos que fortalecer a união entre os órgãos para tornar as políticas públicas efetivas”, declarou.

Entre os presentes, destaca-se o subchefe-adjunto da Casa Civil da Presidência, Johannes Eck, que enfatizou a necessidade da junção/diálogo dos que são responsáveis pelo plano em nível federal e estadual, para que não englobem ações que não estejam diretamente ligadas ao desmatamento. “Nesse encontro, vamos discutir e destacar as prioridades do Pará, para que sejamos efetivos na versão inicial do processo federal, porque tentamos abranger todas as ações, mas vimos que boa parte delas não tinha relação direta com o desmatamento. Então, precisamos ser mais objetivos. Temos que trabalhar na identificação das causas. E  por isso, estamos empenhados para facilitar nosso diálogo”, avaliou.

Mauro Pires, do MMA, também participou da reunião para fazer uma exposição geral do PPCDAM, principalmente para aqueles que não conheciam o projeto. “Vamos mostrar a dinâmica do desmatamento na Amazônica, e perceberemos que o arco do desmatamento foi crescendo ao longo dos anos. Temos os muros verdes, que são as unidades de conservação, criadas pelo Governo Federal e Estadual na mesma proporção, mas ter essas áreas é insuficiente se não houver implementação, gestão”, considerou.

O PPCDAM e o PPCAD são documentos federal e estadual, respectivamente, que estabelecem um conjunto de ações dos governos para fazer frente à perda de florestas do bioma Amazônico sob domínio do Estado. Mais do que controlar o desmatamento, o Plano do Pará se apoia fortemente no entendimento de que somente a consolidação de alternativas econômicas sustentáveis é capaz de perenizar a queda das taxas de desmatamento e alavancar um novo paradigma produtivo.

Também participaram das discussões Paulo Guilherme, representante da ministra do Meio Ambiente Isabela Teixeira; Sérgio Suzuki, superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Fabiano Gumier, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); técnicos de meio ambiente de secretarias municipais do Estado do Pará, e um do Mato Grosso; diretores e coordenadores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). No segundo dia de trabalho, estiveram presentes prefeitos e secretários de meio ambiente de alguns municípios paraenses.