Projeto Verão Legal mobiliza sete municípios paraenses

Belém (29/06/11) – O mês de julho já começa nesta semana, e com ele, sol, areia, praia, férias! E para aproveitar esse clima sem abrir mão de um ambiente limpo e saudável para todos, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) coordena o Projeto Verão Legal em sete municípios paraenses: Abaetetuba, , Bragança (Ajuruteua), Marapanim, Barcarena (Caripi), Salinas, Santarém e Belém, no distrito de Mosqueiro.

Durante os próximos 30 dias, educadores ambientais da Sema farão oficinas de reciclagem; palestras e mini-cursos de diversos assuntos, a exemplo de poluição de água, lixo; exibição de vídeos; performances teatrais e blitzs educativas para distribuir material informativo/educativo aos veranistas, do Estado e visitantes das praias paraenses. Eco-Shows com artistas regionais também estão na programação que ocorrerá todas as sextas-feiras, sábados e domingos de julho.

O projeto Verão Legal, conduzido pela Coordenação de Capacitação e Educação Ambiental, da Diretoria de Planejamento Ambiental da Sema, será desenvolvido em parceria com instituições estaduais e municipais locais, empresas e sociedade civil organizada. O objetivo é desenvolver ações de educação ambiental nos balneários paraenses que recebem maior fluxo de veranistas, e dessa forma, minimizar os impactos negativos da atividade turística e potencializar os impactos positivos, nesses espaços públicos.
Para a escolha do slogan da campanha nas praias, deste ano “Verão só curtição, combina com natureza sem poluição” foi realizado um concurso para estudantes do ensino fundamental e médio através da internet, na página da Sema, e a aluna vencedora foi  Ailla Raiol, estudante do Sistema de Ensino Educacional Acrópole. Ela foi premiada com dois passaportes para realizar um passeio na orla de Belém, com acompanhante, doado por um parceiro do projeto.
As ações de educação ambiental serão desenvolvidas em dois momentos: o primeiro, envolve a sensibilização dos parceiros e do público alvo por meio de reuniões, palestras, oficinas de educação ambiental, preparação de material educativo e informativo como cartilhas, cartazes, baners, camisas, bonés, faixas e outros, além de orientações referentes a manipulação dos alimentos, higiene, limpeza, bons tratos com os consumidores, legalização junto às autoridades sanitárias etc., com objetivo de prepará-los para o segundo.
Esse segundo momento será o de as ações de educação ambiental nas praias durante o período de verão, que acontecerá através de gincanas com os veranistas para o recolhimento e separação do lixo, oficinas de reciclagem, oficinas abertas de pintura, colagem e desenho em papel, pintura de rosto, entre outros.

Também participam desse projeto a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Prefeituras Municipais, o Departamento de Trânsito Municipal e a Unidade Pró-paz, da Santa Casa do Pará.