Algodoal terá lei para transporte em carroça

Belém (11/04/11) – Quem conhece a  praia de Algodoal, no município de Maracanã, e costumeiramente anda de carroça por lá vai ter, em breve, não só a garantia de um serviço de qualidade, mas de animais bem cuidados para a realização dessa atividade. Esse tipo de transporte, único permitido na Área de Proteção Ambiental (APA) de Algodoal – Maiandeua será regulamentado por uma lei municipal, cuja minuta foi concluída no início de abril pela gerência da APA com carroceiros da localidade.

Uma série de oficinas estavam sendo realizadas desde o ano passado com os carroceiros para a discussão da regulamentação do transporte em carroça na APA. A última reunião foi no dia 6 de abril deste ano, quando o grupo concluiu a minuta que será enviada para a prefeitura de Maracanã sancionar, uma vez que essa atribuição é do município e não do Estado.

De acordo com Júlio Meyer, da Gerência da APA, cada situação apontada nas reuniões foi discutida e votada pelos próprios carroceiros, que inclusive, escolheram as penalidades para o descumprimento da lei. “Eles foram muito rigorosos nas penalidades para a própria categoria, comparando com a mesma lei de Belém”, explicou.

A regulamentação prevê o limite de carga de passageiro dentro de cada carroça; a proibição do uso de chicotes; exames anuais para os cavalos; e uma vistoria anual para as carroças. Com isso, se garantirá a melhoria do serviço prestado para os visitantes, turistas na APA, e a profissionalização dos carroceiros. “Teremos que garantir um bom atendimento ao público e todo carroceiro será habilitado. Como acontece na habilitação do trânsito, a habilitação técnica do carroceiro exigirá conhecimento de manejo dos eqüinos”, esclareceu Júlio.

A idéia da lei surgiu no ano passado, durante as assembléias do conselho gestor da APA de Algodoal – Maiandeua, em que os moradores e os próprios carroceiros se reuniam com a gerência da APA para discutir os problemas da atividade no local. “O objetivo principal agora é transformar o serviço em uma profissão, que traz benefícios para os carroceiros e para os usuários” finaliza Meyer.