Altamira recebe treinamento para CAR Completo

Belém (31/03/11) – Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) estiveram em Altamira, região do Xingu, no período de 21 a 25 de março, para a realização de um treinamento para o Cadastro Ambiental Rural completo (CAR) destinado a servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

“O objetivo da visita foi otimizar o processo de descentralização da Sema local. Para isso, capacitamos os técnicos para que eles possam emitir o CAR daqui mesmo, sem a necessidade de deslocamento”, explicou a agrônoma da Sema, Diana Castro.

Durante o treinamento, os participantes aprenderam sobre conceitos, legislação, funcionamento do  Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam) e o curso de CAR on line.

“Não existe ordenamento ambiental sem o CAR, instrumento indispensável para que o produtor rural consiga o licenciamento na Sema e empréstimos bancários para investir em seu negócio”, sentenciou Renato Chaves.

O município aderiu ao pacto contra o desmatamento na pecuária e assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) estipulado pelo Ministério Público Federal, que diz, em uma de suas cláusulas, que os produtores rurais só poderão prorrogar os prazos do licenciamento ambiental, se tiverem 80% do seu território registrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) até 30 de junho de 2011. O curso ministrado pelos técnicos é também uma forma de cumprir esse Termo de Conduta.

“Além de estarmos cumprindo uma determinação do MP, estamos repassando a importância do CAR para o município, pois, com a área já regularizada ambientalmente, as condições de investimento melhoram para todos os envolvidos”, acredita o técnico Daniel Lamela.