Sema faz Workshop sobre Outorga de Direito de Usos dos Recursos Hídricos

Belém (18/03/11) – Consultores e técnicos da área de meio ambiente poderão discutir o cenário atual do instrumento de outorga de direito de usos dos recursos hídricos no Pará, no próximo dia 25, no auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em Belém. Orientações, esclarecimentos e debates sobre os principais desafios para a efetiva implementação da outorga no estado também estão previstos na oficina.

O evento, intitulado Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos, é organizado pela Diretoria de Recursos Hídricos (Direh) da Sema, que oferece 50 vagas. Para participar, os interessados devem enviar e-mail para direh.sema@gmail.com, com o título Workshop Outorga, informando nome, profissão, instituição/empresa e telefone.

Dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água e a Sema acompanha a agenda mundial promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) que lançou em 2011, alerta para reflexões sobre a gestão da água com o tema: "Água para as cidades: resposta ao desafio urbano”. O objetivo era chamar a atenção dos governos, organizações, comunidades e indivíduos para os impactos dos sistemas urbanos de água, associados com aumento da população, industrialização, conflitos, desastres naturais e mudanças climáticas.

No Pará, a Sema é o órgão gestor da Política Estadual de Recursos Hídricos, cuja função é gerenciar e assegurar os usos múltiplos da água compatível com o desenvolvimento sustentável. Dentre seus instrumentos estratégicos, estão a outorga de direito de uso dos recursos hídricos.

HORÁRIO  PALESTRA
8h30 ABERTURA