Sema faz treinamento para CAR completo

Belém (04/03/11) – Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) dos pólos de Carajás e de Altamira receberão treinamento para fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR) completo, a partir de 14 de março. Uma equipe da Coordenadoria de Ordenamento Ambiental (Coam), da Diretoria de Planejamento Ambiental (Diplam) e da Coordenadoria de Geotecnologias capacitarão servidores não só da Sema, mas técnicos das prefeituras municipais e da Federação de Agricultura do Estado do Pará (Faepa) ligados aos dois pólos em questão.

Essa ação é resultado do workshop sobre CAR realizado em fevereiro deste ano, em que a legislação do Cadastro foi discutida, e os passos de sua efetivação apresentados pelos setores responsáveis. De acordo com Yvens Cordeiro, coordenador de Ordenamento Ambiental da Sema, esse treinamento tem o objetivo final de promover o ordenamento ambiental do Pará. “Com esse conhecimento, os técnicos poderão nos ajudar a acelerar a produção de CAR no Estado, que para o proprietário rural é a única forma de conseguir licenciamento na Sema e financiamento de instituições bancárias”, diz.

Nesta fase, o treinamento, que será feito em parceria com as duas coordenadorias da Sema, irá ministrar os conceitos, a legislação, o funcionamento do Simlam, e a realização do CAR on line.  Neste último, é necessário que o executor, responsável técnico, tenha o domínio de utilização de software para realizar o módulo “mapa digital” do CAR.

O módulo mapa digital é constituído de arquivos digitais em formato shapefile das delimitações da Área da Propriedade Rural (APRT), da(s) Área (s) de Preservação Permanente (APP´s), da área de Uso Alternativo do Solo (AUAS), da Área Desmatada (AD), além de estabelecer a proposta de Área de Reserva Legal (ARL), localizadas no interior da propriedade, os quais serão enviados e processados via internet pelo Simlam disponibilizado no site da Sema: www.sema.pa.gov.br, que emitirá de forma automática o documento do CAR, que será impresso pelo usuário.

O Cadastro Ambiental Rural se torna definitivo a partir da análise feita pelos técnicos da Geotec, comparando os dados existentes no Simlam e os apresentados no projeto, que é submetido ao licenciamento. A ferramenta CAR, portanto, é um condicionante prévio ao licenciamento e tem a finalidade de promover a regularização e o ordenamento ambiental.

Luciana Almeida