Criação do Conselho Gestor do Parque do Charapucu facilitará gestão ambiental

A mais nova unidade de conservação do Pará, o Parque Estadual de Charapucu, criada em novembro do ano passado, no município de Afuá, Marajó, receberá visita técnica de uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), entre os dias 22 a 25 deste mês. Os profissionais vão ao local para articular parcerias com a prefeitura municipal e também com as comunidades que habitam o entorno do Parque, para facilitar a gestão ambiental.

Entre as metas da equipe – formada pelo engenheiro florestal, Crisomar Lobato, os biólogos Ivelise Fiock e Pedro Baía e a assistente social Márcia Sarges – da Coordenadoria de Unidades de Conservação, da Diretoria de Áreas Protegidas, da Sema, está o planejamento das ações para 2011, que prevê a formação do Conselho Gestor do Parque, a elaboração do Plano de Manejo e outras medidas de interesse público.

O Parque de Charapucu é uma unidade de conservação de proteção integral – onde a utilização do local é destinada apenas ao turismo, pesquisas científicas e educação ambiental – possui uma área de 65.181,9 ha e está localizado no bioma costeiro com predominância de florestas de várzeas e igapós.

Estudos apontam existência de 30 espécies de mamíferos no Parque. Cinco deles fazem parte da lista de espécies ameaçadas de extinção do estado do Pará: Tamanduá (Mymechofaga tridactyla), tatu (Priodontes maximus), macaco (Cebus kaapori), suçuarana (Puma concolor) e a onça pintada ( Panthera onca). Os relatos técnicos indicam também a presença de 24 espécies de aves e a ocorrência de virola, andiroba, anani, pau mulato, macacaúba, palmeiras de miriti, açaí e outras espécies vegetais.

A coordenadora de Unidades de Conservação, Ivelise Fiock, destaca as parcerias com as comunidades que moram no entorno do Parque como fundamentais para o desenvolvimento do projeto. “Vamos fazer o reconhecimento da área. É imprescindível conversar com as comunidades do entorno para conhecimento das necessidades dos moradores dessas áreas”, define.

“O Parque Estadual de Charapucu, além de garantir a preservação da biodiversidade dos ecossistemas, contribui para fomentar o desenvolvimento socioeconômico e cultural a partir da implementação do projeto com a comunidade do entorno”. Esta afirmativa faz parte do documento de exposição de motivos para a criação do parque.

Luiz Otávio Fernandes