Pará terá chuvas acima da média nos próximos meses

Belém (26/01/11) – Meteorologistas da Rede Estadual de Previsão Climática e Hidrometeorológica do Pará (RPCH) reuniram-se na terça-feira, 25, para divulgar os dados da previsão climática para o Estado do Pará nos próximos três meses, na 49ª Reunião de Análise e Previsão Climática para a Amazônia Oriental.

A partir da análise de dados meteorológicos e modelos climáticos, realizada por profissionais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), do Instituto Nacional de Meteorologista (INMET), do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi constatado que algumas mesorregiões do Pará – Nordeste do Estado, Baixo Amazonas e a Região Metropolitana (RMB) – terão índices pluviométricos acima da média para esse período. A RMB, por exemplo, alcançará valores próximos a 450 mm por mês nos próximos dois meses.

De acordo com o meteorologista da Sema, Antônio Sousa, “durante esse mesmo trimestre, janeiro, fevereiro e março de 2010, ocorreram poucas chuvas no estado, pois estávamos sob influência do fenômeno climático El Niño, que reduz as chuvas na região Norte. Este ano, a influência é do fenômeno La Niña, que contribui para o aumento da quantidade de chuvas”, explicou Sousa.

Para o meteorologista, não haverá risco de cheias históricas nos rios, o que poderão ocorrer são as cheias periódicas, como as que acontecem em Marabá, por exemplo. “A qualidade da previsão climática do RPCH está em torno de 90%. Entretanto, deve ocorrer com freqüência problemas com alagamentos temporários nas ruas, devido aos problemas por causa da drenagem e o acúmulo de lixo em ambientes urbanos”, ressaltou. O final do período mais chuvoso está previsto para os meses de maio e junho, informou Sousa.

Os dados obtidos durante a reunião servirão de base para a formulação do Boletim de Alerta e Alarme de Ações Preventivas, que serve para informar a respeito de possíveis desastres naturais, afirmou o Tenente Pacheco, meteorologista da Defesa Civil. O resultado final da reunião será um Boletim de Análise e Previsão Climática elaborado pela RCPH.