Natal Ecológico marca Igarapé-Açu

Educar para preservar. Este foi o lema que levou técnicos de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) à colônia de Santo Antônio do Prata, em Igarapé-Açu, a 120 km da capital nesta semana.

O local, um abrigo para hansenianos, ficou lotado com o Natal Ecológico. Foi a primeira vez em que a ação foi realizada lá e teve o apoio da Associação Umbandista Mãe Dinair, entidade religiosa que atua há 12 anos nas causas sociais do município.

Além da Sema, participaram o Centro Espírita Casa da Boa Esperança/União do Vegetal, a ONG Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Asflora), o Núcleo de Estudos, Educação e Meio Ambiente (Geam) da Universidade Federal do Pará e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

O vereador Benedito Nonato, mais conhecido por Chapeta, também apoiou a iniciativa. “Esse Natal Ecológico é uma semente que florescerá também em muitos outros natais. Essas crianças levarão para casa muito mais do que brinquedos, levarão conscientização ambiental”, deduziu.

A praça principal ficou ainda mais verde depois da distribuição de bandanas pelos técnicos da Sema. Uniformizadas com o adereço ecológico, o grande grupo de crianças participou ativamente do teatro itinerante da Asflora, que estimulou a participação da platéia ao suscitar questionamentos acerca do meio ambiente. O ator Victor Hugo, 22, acredita que trabalhar com o público infantil tem rendido bons frutos: “A criança tem a capacidade de absorver o lúdico de forma muito proveitosa. Brincando, eles aprendem muito sobre a natureza”.

Um concurso de pintura natalina com enfoque no meio ambiente também mobilizou os moradores de Igarapé-Açu. Com muita criatividade, os participantes utilizaram o muro da Associação Mãe Dinair para expressar, em imagens, a relação homem e meio ambiente. O primeiro colocado, o grupo da professora Laura Sandra Batista, 36, retratou um planeta machucado, com o Papai Noel colocando curativos: “Quisemos demonstrar que a Terra está doente com tantos crimes ambientais, mas a cura está em nossas mãos, e, agora, no Natal, época de reflexão, devemos repensar nossas atitudes”, refletiu.

As crianças da comunidade apresentaram um auto de Natal antes da chegada do Papai Noel, que distribuiu mais de 1000 brinquedos.

Nessa ação, foram plantadas 400 mudas de espécies nativas, distribuídos 35 kits escolares, diversas roupas e sapatos e os participantes ainda concorreram ao sorteio de 10 cestas básicas.

Para o presidente da Associação, Elivaldo Santos, esse Natal ficará para a história da colônia. “Essas crianças precisam de carinho e incentivo e uma ação assim, que faz com que elas reflitam sua postura e responsabilidade não mexe só com o futuro do planeta, mas também o delas, que adquirem um papel fundamental na causa ambiental”, explicou.