Encontro discute gestão ambiental em Carajás

Em continuação à série de eventos do Circuito Ambiental 2010, organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), foi realizado entre 19 e 20 de junho, o 1º Encontro de Meio Ambiente da Região de Integração de Carajás, em Parauapebas.

No encontro foram discutidas as mudanças socioambientais e a biodiversidade amazônica e escolhidas as primeiras instituições que irão fazer parte da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Região de Integração de Carajás (Ciea-Carajás).

As instituições participantes são a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), de Parauapebas, o Curso Técnico Profissionalizante (CTP) desse município, a Semed de São Geraldo do Araguaia, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Estado do Pará, o Coletivo Semear, entre outros.

As Ciea’s são colegiados compostos por representantes de órgãos públicos, de setores produtivos e pela sociedade civil. Entre as metas das comissões está a implementação e descentralização da Política e do Programa Estadual de Educação Ambiental, segundo Doraci Lopes, socióloga da Coordenadoria de Capacitação e Educação Ambiental (Ceam) da Diretoria de Planejamento da Sema.

No Pará já existem três comissões, uma na região metropolitana de Belém, outra no Marajó e, a mais recente na região de Carajás. Segundo Lopes, pretende-se formar outras Ciea’s nas demais regiões de integração do Estado.

Educação Ambiental – Durante o encontro, também foram realizadas palestras sobre o Licenciamento, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Projeto Orla e Instrumento da Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos.

O evento contou com a presença de mais de 160 pessoas, entre técnicos e gestores dos municípios de Parauapebas, São Geraldo do Araguaia, Piçarra, Marabá, São João do Araguaia e Canaã dos Carajás, e representantes de instituições de ensino e organizações não-ambientais (Ong’s).

O próximo encontro da Comissão acontecerá em setembro em Parauapebas. Os eventos do Circuito Ambiental 2010 irão no segundo semestre deste ano, na Região do Lago de Tucuruí, no município de Tucuruí e na Região do Xingu, em Altamira.

Entre os organizadores estão a Sema, a Universidade Federal do Pará (Ufpa), Banco da Amazônia, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Parauapebas e o Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap).