Ponta de Pedras recebe educação ambiental

Educação ambiental deve começar na sala de aula. Foi esta a motivação da equipe da Coordenadoria de Capacitação e Educação e Ambiental (Ceam) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em sua última visita em Ponta de Pedras, no Marajó. O evento teve apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da prefeitura.

Nos dias 28 a 31 de maio, os professores da rede pública de ensino do município participaram de um curso de capacitação sobre meio ambiente, atividades lúdicas de educação ambiental e puseram os 3R´s em prática (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

No curso, os professores aprenderam que a redução é o primeiro passo para a diminuição da produção de lixo “Se formos analisar, consumimos muita coisa sem necessidade”, concluiu a pedagoga Graciete Nogueira.

Nas brincadeiras, as técnicas da Sema mostraram que muita coisa que vai ao lixo, é possível de ser reutilizada. Garrafas pet, embalagens de sorvete, papéis impressos de um lado só, caixas de sapatos, tudo teve outra utilidade.

“Principalmente em ambiente escolar, em que o uso do papel é uma constante, devemos aproveitá-lo ao máximo, às vezes só está usado de um lado e o outro ainda tem serventia”, explicou a técnica da Sema Jozélia Souza.

Os professores entenderam ainda o processo de decomposição de cada material, as técnicas de coleta seletiva e a reciclagem.

“ Se a criança não traz esse conhecimento de casa, terá o suporte da escola para aprender educação ambiental, afinal, essa matéria é pra vida toda”, deduziu o secretário de meio ambiente do município, Ricardo Volgran.

Na oportunidade, foram distribuídos kits com materiais educativos.

Ana Paula Miranda