CIRCUITO AMBIENTAL 2010

ENCONTRO DE MEIO AMBIENTE DA REGIÃO DE INTEGRAÇÃO DE CARAJÁS – 2010

TEMA: AS MUDANÇAS SOCIOAMBIENTAIS E A BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA

APRESENTAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO

O Encontro de Integração Regional de Meio Ambiente de Carajás é uma ação voltada para a valorização da cidadania ambiental, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, cujo tema AS MUDANÇAS SOCIOAMBIENTAIS E A BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA visa chamar atenção da sociedade em relação ao aquecimento do planeta, ao desmatamento e às mudanças climáticas, nossas responsabilidades em relação à qualidade da vida e a sustentabilidade, procurando despertar a consciência crítica da sociedade para esses problemas.

Este evento é reflexo de mais uma ação do Governo do Estado do Pará, através da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA-PA).  onde tal política coaduna com a Política Nacional de Educação Ambiental, Lei nº. 9.795/99, que inclui a Educação Ambiental como tema transversal em todos os níveis e modalidades de ensino, e o Programa Estadual de Educação Ambiental.

A ação está direcionada aos gestores e técnicos do Poder Público Federal, Estadual e municipal; à comunidade escolar da educação básica; às instituições de ensino e Pesquisa de nível superior, instituições privadas, Bancos; Ong’s; Sociedade Civil Organizada; e todas as organizações responsáveis pelo fortalecimento da Educação Ambiental na Região de Integração de Carajás.

Objetivo Geral:

• Comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, chamando atenção para os impactos ambientais sob intervenção antropogênica, procurando despertar consciência crítica da sociedade.

Objetivos Específicos:

• Problematizar sobre as condições ambientais em âmbito local e global;
  • Promover a consciência sobre a importância dos esforços já empreendidos pelo Poder Público, Instituições de Ensino e Pesquisa Públicas e Privadas , Sociedade Civil Organizada e Comunidades para salvaguardar a biodiversidade amazônica;
  • Estabelecer  diálogo entre os participantes visando aglutinar esforços e firmar parcerias com o objetivo de garantir a construção de ações estruturantes de fortalecimento e enraizamento da Educação Ambiental na Região de Integração de Carajás.

DIA 19/06/2010 – Sábado
Local: Auditório valer  – Rua: F, S/N, Bairro: União (ao lado da portaria da floresta nacional de carajás) – Parauapebas/Pará.

? MESA DE ABERTURA8:00h

? MESA REDONDA8:30h – Perspectivas  para o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Pará:
1. A Importância do Zoneamento Ecológico e Econômico para a Sociobiodiversidade Paraense. (Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos – SEPE);
2. Ordenamento Ambiental no Estado do Pará: CAR, ORLA e GERCO. (Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA);
3. As linhas de crédito do Banco da Amazônia para o desenvolvimento sustentável do Pará (Banco da Amazônia).

• ORGANIZAÇÃO DO FÓRUM DE IMPLANTAÇÃO DA COMISSÃO INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REGIÃO DE INTEGRAÇÃO DE CARAJÁS 10:30h
  • COFFE BREAK 11:30H

INTERVALO

• PALESTRA 14:15h – Licenciamento Florestal no Pará.

Palestrante: Telma Fernandes (SEMA/GEPAF).

• PALESTRA15:15h  – O instrumento da Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos.

Palestrante: Brenda Batista Cirilo (SEMA/DIREH).

•  PALESTRA 16:15h – Políticas Ambientais da Região de Carajás (SEMA/URES 3).
  •  EXPOSIÇÃO EM SLIDE16:45h – Experiências e ações de Educação Ambiental dos Municípios da Região de Integração de Carajás.
  • Plantio de Mudas (Simbólico)17:30h (autoridades presentes)
  • PROGRAMAÇÃO CULTURAL17:45h (Grupo Local)

PROGRAMAÇÃO PARALELA

# OFICINA EDUCATIVA – Reutilização de Garrafas PET: confecção de brinquedos e utensílios.
Local: Escola Municipal
Público-alvo: Educadores

# PERFORMACE – Teatro de Bonecos.
Local: Escola Municipal
Público-alvo: alunos do ensino Fundamental – até 7º ano

DIA 20/06/2010 – Domingo
LOCAL: Floresta Nacional de Carajás

Manhã e tarde

• VISITA ORIENTADA À Floresta Nacional de Carajás.

Saída: 8:00h
 Retorno:15:00h

ITINERÁRIO:

• Parauapebas  Serra de Carajás Parque ZoobotânicoMina de FerroCachoeira de Águas Claras →Parauapebas.
  • Avaliação Geral do Evento

Inscrições pelo site: www.sema.pa.gov.br