Política e Gestão de Recursos Hídricos são temas de capacitação em Santarém

A Diretoria de Recursos Hídricos (Direh) realizou atividades de capacitação referentes à Política e Gestão de Recursos Hídricos e ao Instrumento de Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos, nos dias 13 e 14 de abril em Santarém, oeste do Pará.

Política e Gestão de Recursos Hídricos, com ênfase na atuação do instrumento da Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos, foram discutidas com os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município e com os membros do Conselho Municipal de Pesca e Aquicultura.

Encontro sobre águas doces do Baixo Amazonas – Ainda em Santarém, técnicos da Direh participaram do VIII Encontro de estudos e debates sobre águas doces do Baixo Amazonas, cujo tema foi a Gestão das Águas na Amazônia, realizada  pelo Fórum dos Pesquisadores das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa de Santarém (Fopiess), nos dias 15 e 16 de abril no auditório das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT).

O diretor de Recursos Hídricos, Paulo Altieri, que representou o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Aníbal Picanço, no evento, participou da mesa redonda com o tema: Gestão das Águas no Estado do Pará. Ele expôs aspectos relevantes  das políticas nacional e estadual de recursos hídricos e dos avanços e desafios na implementação dos instrumentos de gestão no Estado.

Participaram do debate cerca de 200 pessoas, entre os quais representantes do Ministério Público, do poder público municipal, do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), do Projeto Saúde Alegria, Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa/Santarém), da Unecos (União de Entidades Comunitárias de Santarém),  e estudantes das instituições de ensino superior.

Durante a programação do evento, técnicas da Direh, Verônica Santos e Brenda Cirilo apresentaram nos dias 15 e 16 o mini-curso “Gestão Social das Águas: Diretrizes para a implantação de Comitê de Bacias Hidrográficas”, atendendo pelo segundo ano consecutivo, a solicitação da comissão organizadora do evento.