Sema debate impactos das mudanças climáticas nos recursos hídricos

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) avalia nesta sexta-feira, 26, os resultados do primeiro debate a respeito dos impactos das mudanças climáticas nos recursos hídricos. A discussão, feita para celebrar o Dia Mundial da Água comemorado dia 22 de março, foi realizada na última sexta-feira, 19, no Hotel Gold Mar, em Belém.

A Diretoria de Recursos Hídricos (Direh) da Sema organizou o seminário “ Mudanças Climáticas e seus Impactos nos Recursos Hídricos” que promoveu o debate com cerca de 200 pessoas sobre os estudos desenvolvidos com esta temática na região amazônica.

Para o Diretor de Recursos Hídricos da Sema, Paulo Altieri, o evento alcançou o objetivo esperado. “Atingimos diversos setores da sociedade: poder público, instituições de ensino e sociedade civil organizada”, disse.

“O debate foi bastante produtivo. Os participantes colaboraram com os palestrantes, fazendo perguntas, adicionando informações, unindo conhecimentos de várias áreas”, acrescenta Altieri.

Palestras – Entre os palestrantes que participaram do evento, estiveram o Drº Javier Tomasella, pesquisador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE-SP); o Drº Adriano de Sousa, da UFPa; o Drº Everaldo Souza, da Faculdade de Meteorologia da UFPa, Márcio Lopes,  um dos responsáveis pelo monitoramento e Previsão Climática Regional do SIPAM; José Sousa, do Instituto Nacional de Meteorologia do Distrito de Belém; e o Drº Claudio Flores, Assessor Técnico da Sema e representante do Fórum Paraense de Mudanças Climáticas.

Variabilidade climática e a agricultura na Amazônia Oriental; Atividades operacionais de monitoramento e previsão climática regional; Variabilidade/tendência climáticas atuais e modelagem regional no Estado do Pará; Mudanças climáticas e a redução do desmatamento no Estado de Pará; Variabilidade climática e hidrológica: observação e mobilização; e Estudo de impactos das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos superficiais e sobre os níveis dos aqüíferos na Bacia do Rio Tocantins foram os temas discutidos no Seminário, que motivaram a Sema a promover outros, durante o ano, com a mesma qualidade e excelência de profissionais convidados.