Municípios do Pará se preparam para gestão ambiental

Ciclo de palestras realizado pela Coordenadoria de Gestão Compartilhada e Regionalizada da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) vai atingir 45 municípios até o mês de maio. As abordagens dos instrumentos de gestão ambiental para gestores e técnicos de secretarias de meio ambiente de municípios vinculados ao Consórcio Integrado dos Municípios Paraenses (Coimp) e Associação dos Municípios do Nordeste do Pará (Amunep), além de representantes da sociedade organizada, são os principais temas em foco.

A palestra inicial aconteceu este mês no pólo de Santa Izabel do Pará, com atendimento de 23 técnicos também de Maracanã, Santa Bárbara, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas e Vigia. Cada município pode enviar até cinco representantes.

Os temas em pauta da fiscalização, licenciamento, ordenamento e educação ambiental, as rotinas administrativas, gestão de recursos hídricos, criação legal de Unidades de Conservação da Natureza, requisitos legais e administrativos para gestão ambiental municipal e noções básicas para elaboração do Plano Ambiental Simplificado ainda vão ser repassados para os demais municípios até o mês de maio nos seguintes pólos e datas:

Em Concórdia do Pará, com a presença de representantes de Acará, Tomé-Açu, Moju, São Domingos do Capim e Bujaru – de 15 a 19 de março.

Em Capanema, com participação dos municípios de Nova Timboteua, Peixe-Boi, Primavera, Bonito, São João de Pirabas, Santarém Novo, Salinópolis e Ourém – de 12 a 16 de abril.

Em Mãe do Rio, com participantes de São Miguel do Guamá, Santa Maria do Pará, Irituia, Ipixuna do Pará, Aurora do Pará, Paragominas, Capitão Poço, Nova Esperança do Piriá e Garrafão do Norte – de 26 a 30 de abril.

Em Bragança, com a presença de técnicos e gestores também dos municípios de Augusto Corrêa, Cachoeira do Piriá, Quatipuru, Santa Luzia do Pará, Tracuateua e Viseu – de 3 a 7 de maio.

Em Terra Alta, com participação de Magalhães Barata, Igarapé-Açu, Inhangapi, Curuçá, Marapanim e São João da Ponta – de 10 a 14 de maio.