Qualificação profissional do servidor melhora a gestão ambiental

O repasse do conhecimento adquirido em curso de especialização financiado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), será feito pelo gerente em exercício da Biblioteca, Paulo Maia, durante palestra no dia 3 de fevereiro, às 10h, na sede do órgão. É a oportunidade para a difusão a outros servidores do aprendizado da coleta, organização e disseminação da informação ambiental, para apoiar a gestão dos recursos do meio ambiente.

Paulo Maia concluiu curso de especialização Lato Sensu em Informação Ambiental no Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal de Pará (UFPa), financiado pelo governo do Estado, em 2009.

A qualificação profissional está prevista dentro da Política de Capacitação da Sema, que segue a portaria 689/2008, e dá foco no desenvolvimento das competências e capacidades do servidor, para enfrentar os desafios da administração pública.

O Governo do Estado por meio da Gerência de Treinamento e Desenvolvimento (GTD), da Diretoria Administrativa e Financeira da Sema, fez diagnóstico junto aos diretores, coordenadores, gerentes de área e servidores em geral, a fim de levantar suas principais dificuldades profissionais.

A psicóloga da GTD, Ana Costa, esclarece que a capacitação promove o aprofundamento do conhecimento para o servidor. “A qualificação profissional gera a melhoria do desempenho das atividades em cada setor da Sema”, garante.

Bolsas de estudos têm capacitado servidores do órgão ambiental – quatro especializações e um mestrado para funcionários da biblioteca realizados em instituições de ensino público e privado, desde 2008.