Sema coordena primeira audiência pública de 2010 em Marabá

A sociedade e autoridades estaduais e municipais discutem a instalação do empreendimento Aços Laminados do Pará (Alpa) em audiência pública no município de Marabá, região Carajás, nesta quinta-feira,7. A comunidade e demais interessados têm espaço na reunião para expor opiniões e debater questões ambientais e socioeconômicas para a produção do aço na região.

O município de Marabá, 527 km distante de Belém, tem uma população de 196 mil habitantes que vê a chegada da verticalização da produção mineral. O projeto prevê o início da atividade da usina siderúrgica a partir de 2013 e calcula a geração de 21 mil postos de trabalhos nas fases de implantação e operação do empreendimento.

A Alpa, de responsabilidade da empresa Vale, visa à implantação da Usina Siderúrgica Integrada com capacidade para a produção de 2,5 milhões de toneladas de placas de aço por ano. O investimento previsto é de 3,7 bilhões de dólares, equivalente a cerca de 6,3 bilhões de reais.

O minério de ferro extraído da Província Mineral de Carajás chegará pela estrada de ferro. O carvão mineral e demais insumos pelo Terminal Fluvial, que deverá ser instalado às margens do rio Tocantins. O escoamento da produção também deve ser feito por este terminal.

A área destinada à Alpa é de aproximadamente 1.035 ha, com 253,71 ha destinados para as construções siderúrgicas e a infraestrutura necessária, incluindo a área determinada diretamente à produção. O projeto reserva outros 60 hectares para a Linha de Transmissão de energia elétrica.

O Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto de Meio Ambiente (EIA/Rima) da Alpa foram apresentados à Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará no dia 10 de dezembro de 2009.

Data: 07.01.2010
Hora: 14h
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde Eduardo Bezerra – Rodovia Transamazônica, Agrópolis do Incra – Bairro Amapá.