Governo inaugura novo modelo de desenvolvimento no sul e sudeste do Pará

Não é de hoje que a governadora Ana Júlia Carepa fala que o Pará está experimentando um novo modelo de desenvolvimento econômico baseado na responsabilidade, atração de novos negócios e uma distribuição de renda capaz de melhorar a qualidade de vida da população. Nos municípios das regiões sul e sudeste paraenses, o novo modelo já é uma realidade com um volume de investimentos inigualáveis nos últimos dez anos. Na cidade de Curionópolis, onde ocorreu o apogeu e a decadência do ouro, os moradores respiram novos tempos com a volta do projeto Serra Leste, ruas asfaltadas, merenda na escola e a reforma completa do hospital municipal.

No conjunto de investimentos, a governadora destacou a entrada dos projetos da Aços Laminados do Pará (Alpa), com US$ 2,76 bilhões de dólares e da Aço Cearense, que já firmou compromisso com o governo para implantar uma indústria de laminados avaliada em R$ 750 milhões de dólares. Afora isso, o governo trabalha a aplicação dos recursos do Fundo de Desestatualização da Companhia Vale, "um dinheiro considerado perdido, mas nós fomos atrás porque esse dinheiro é do povo do Pará", disse a governadora Ana Júlia Carepa, durante sua visita ao município de Curionópolis, na última quarta-feira(9).

Com o dinheiro do Fundo, o governo tem beneficiado a região com várias frentes de investimento nos setores da saúde, educação e infraestrutura. "E nós vamos continuar investindo. Em 2010, vamos mandar a segunda patrulha agrícola para o município de Curionópolis", disse a governadora. Na área da saúde, o município está reconstruindo o Hospital Municipal, com capacidade para atendimento dos casos de média complexidade.

Segundo a secretária de Saúde local, Eliseth Abreu, o novo hospital terá serviços de clínica médica, obstetrícia, pediatria e cirurgias em geral. Até a lavadora de roupas antiga será substituída, conforme promessa da governadora, que ficou sensibilizada com o estado de sucateamento do equipamento. Ainda na cidade de Curionópolis, a parceria com o governo do estado tem dado oportunidade financeira para a prefeitura conseguir executar as obras de pavimentação de cinco quilômetros de ruas no bairro Planalto. A obra construiu rede de esgoto e calçadas, livrando os moradores dos buracos e da poeira.