Sema na agenda das Mudanças Climáticas no Pará

Belém (05/10/09) – O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), realiza, nesta quarta-feira (07), a 1ª Reunião do Fórum Paraense de Mudanças Climáticas (FPMC), em Belém. Nessa reunião, será apresentado o resultado dos debates feitos por um grupo de trabalho criado para auxiliar o Governo do Pará no estabelecimento de uma proposta de política estadual para as mudanças climáticas.

O Grupo de Trabalho “Mudanças Climáticas” é formado por órgãos, instituições e entidades ligadas ao meio ambiente no Pará, que debateram durante, os últimos dois meses, propostas de criação de câmaras técnicas que irão organizar os trabalhos necessários para que o Pará apresente durante a Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Clima, em dezembro deste ano, em Copenhagen, na Dinamarca.

O fórum faz parte do plano de controle do desmatamento no Pará

No dia 5 de junho deste ano, a governadora Ana Júlia Carepa assinou o Decreto 1678/2009 que instituiu o Plano de Prevenção, Controle e Alternativas ao Desmatamento no Estado do Pará (PPCAD), que estabelece que o estado deveria propor, dentro de um prazo determinado, o modelo de governança para o plano.

Para isso, foi estabelecido pelo Decreto 1900/2009 (art. 2, XI) que o Fórum Paraense de Mudanças Climáticas coordenaria o monitoramento, a revisão e a atualização do PPCAD, uma vez que a maior parte das emissões realizadas pelo Pará é proveniente do desmatamento e degradação florestal.

Participaram dos debates a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor), o Instituto de Desenvolvimento Econômico-Social (Idesp),a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Amazônia Oriental) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PA).

Também fizeram parte dos debates a Conservação Internacional do Brasil (CI), o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), o Ministério Público do Estado (MPE), o Museu Paraense Emílio Goeldi (Mpeg), o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a Universidade do Estado do Pará (Uepa), a Universidade Federal do Pará (Ufpa) e a ONG The Nature Conservacy (TNC) no Brasil.

A 1ª reunião terá início às 8h30, no Gold Mar Hotel, localizado na  rua Professor Nelson Ribeiro, 132, próximo ao Curro Velho, bairro Umarizal.

A 2ª  reunião está prevista para o dia 2 de dezembro.

Mais informações no telefone 31843332