Agricultores de Altamira e Brasil Novo fazem plantio de mudas

Ao longo desta semana, 140 familiares dos municípios de Altamira e Brasil Novo, no oeste do Pará, fazem a instalação de 20 mil mudas em dois kits de viveiros que os municípios receberam, por meio da parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor) e a prefeitura de Altamira, além dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e Casa Familiar Rural (CFRs) de Altamira e de Brasil Novo. Os kits representam geração de renda à comunidade, o reforço na educação de estudantes e a recuperação de áreas alteradas são alguns dos benefícios.

Os kits foram instalados no Projeto de Assentamento Itapuama, em Altamira, e na Casa Familiar Rural, em Brasil Novo. Serão 10 mil mudas para cada município. Cada kit vai beneficiar 70 famílias de agricultores familiares nos PAs, com o plantio de mudas. "Além disso, os viveiros também ajudarão na aprendizagem de estudantes do ensino médio que poderão fazer aulas práticas no local", informa Alexandre Lunelli, coordenador da Unidade Regional do Ideflor, em Altamira.

As mudas estão sendo preparadas e serão instaladas nos viveiros ao longo desta semana. Entre as espécies escolhidas estão o paricá, copaíba, açaí BRS, andiroba e buruti. "A andiroba e a copaíba foram escolhidas por serem oleaginosas e terão plantio permanente. Já o açaí BRS e o buruti serão voltados para recuperação de Áreas de Proteção Permanente, principalmente, em áreas ciliares, como igarapés e nascentes. Já o paricá foi escolhido por apresentar um corte rápido", explicou Lunelli. As ações dos agricultores contarão com assistência técnica dos funcionários do Ideflor.

Flávia Ribeiro – Ascom/Ideflor