Cumaru do Norte será o próximo município a receber o Arco Verde Terra Legal

O Mutirão Arco Verde Terra Legal chegará a Cumaru do Norte, na região do Araguaia, neste final de semana, na sexta-feira (11) e no sábado (12). O município é o 12º do Estado a receber as ações de conscientização ambiental, regularização fundiária, licenciamento ambiental, emissão de documentos e atendimentos médicos, realizadas pelas equipes dos governos federal e estadual, em parceria com as prefeituras.

Os atendimentos públicos e as palestras ocorrerão na sexta-feira e no sábado, na Quadra de Esportes Municipal, localizada na avenida dos Estados, e na Escola Municipal Zilda Pereira Soares (palestras), na rua Goiás. Os atendimentos, exposições e feira estão previstos, nos dois dias, para iniciar às 8 horas, seguindo até as 18h30. Já as palestras acontecerão das 9 horas às 17h30. A atividade especial do evento será o plantio de mudas, que faz parte do programa Um Bilhão de Árvores para Amazônia, a ocorrer na sexta-feira, às 8h30, na Escola Zilda Soares.

Entre as palestras programadas para Cumaru estão a "CRED Pará – Programa Estadual de Microcrédito Solidário"; "Planejamento e gestão do empreendimento associativista", tendo à frente a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri); "Como regularizar seu lote de terra", com o Instituto de Terras do Pará (Iterpa); "Pará, minha terra, minha escola, minha paz: o campo com espaço de cidadania ambiental", com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc); e a "Pronaf: desenvolvimento sustentável de micro e pequenos produtores", com o Banco da Amazônia.

Dos atendimentos previstos, constam a regularização de terras federais e estaduais; o licenciamento ambiental; o cadastramento e recadastramento de pescadores; a orientação ao assentado da reforma agrária; a abertura e movimentação de conta corrente e a orientação sobre linhas de crédito. E os atendimentos relacionados à documentação e cidadania incluem o atendimento previdenciário, a emissão de registro civil de nascimento e os atendimentos de saúde.

Mais informações sobre o Mutirão Arco Verde, Terra Legal nos telefones 3184-3316 (coordenação estadual) e 3184-3332 (Ascom da Sema) ou no e-mail ascom@sema.pa.gov.br.

Luciane Fiuza – Secom