Agenda do Secretário

Mineração apresenta Projeto Andorinha na Sema

Executivos e técnicos da Reinarda Mineração Ltda foi recebida nesta quarta-feira, 26, pelo secretário em exercício da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Rosemiro Canto Filho. A empresa fez uma nova apresentação, mais detalhada, do Projeto Andorinha, de extração e beneficiamento de ouro localizado nas áreas de influência dos municípios de Rio Maria e Floresta do Araguaia, sudeste paraense.

Rosemiro Canto (Sema) e a equipe da Reinarda Mineração 

Segundo o consultor da empresa, o advogado Luis Azevedo, a Reinarda Mineração é um empresa de capital originalmente australiano, pertence ao grupo Troy Resources e já atua com sucesso no mercado brasileiro há oito anos.

No Pará o grupo vai explorar os depósitos minerários de Babaçu, Lagoa Seca e Mamão, este com reservas estimadas em 747.000 toneladas e teor de 8,8% de ouro. Mas está fazendo ais pesquisas no Estado.

Segundo os números reapresentados à Sema, de maio de 2008 até junho desta ano, a empresa já investiu cerca de R$ 1,2 milhão em infraestrutura básica para as instalações.

O Projeto Andorinha vai gerar impostos e royalties que já estão beneficiando os municípios de Rio Maria e Floresta do Araguaia, com rebatimento direto no comércio, hotelaria e restaurantes, ressaltou Luiz Azevedo.

Um dos questionamentos do secretário em exercício, Rosemiro Canto, foi sobre o número de funcionários e técnicos, nascidos no Pará, que está efetivamente trabalhando no projeto.

O consultor Luiz Azevedo garantiu que uma das preocupações da empresa foi assegurar a participação de paraenses no projeto, e de comprar suprimentos de no Estado.

Na oportunidade, o novo Gerente de Operações da empresa, Andrew Storrie, também foi apresentado ao  secretário em exercício da Sema, Rosemiro Canto. O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) já aprovou a Licença Prévia (LP) para a Reinarda Mineração Ltda.

Também acompanharam a apresentação na Sema o Gerente de Serviços Técnicos, Jaimir Matsui e o Engenhero de Minas, Kilser Nonato Cardoso.

A equipe da Reinarda Mineração na Sema

ASCOM/SEMA
(91)3184-3332
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará