Agenda do Secretário

O Secretário de Estado de Meio Ambiente do Pará, Aníbal Picanço, e o Adjunto, Rosemiro Canto, participaram de uma reunião técnica nesta terça-feira, 11, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) com uma equipe do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em pauta, os critérios que o BNDES está utilizando para atender as demandas dos Estados por meio da verba do Fundo Amazônia – criado pelo Governo Federal para enquadrar o Brasil nas metas do Plano Nacional de Mudança do Clima, via carta consulta.

Sema, BNDES e demais técnicos do Governo discutem investimentos do Fundo Amazônia

Belém foi a primeira capital da Amazônia a ser visitada pelos técnicos do banco, já que o Pará apresentou solicitações envolvendo mais de R$ 170 milhões em projetos de alta prioridade destinados ao desenvolvimento sustentável do estado. Outras cidades também receberão a visita dos técnicos do BNDES, sendo elas Macapá (AP), Boa Vista (RR), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Imperatriz (MA) e Palmas (TO).
 
Só a Sema apresentou demandas de cerca de R$ 80 milhões para o reaparelhamento das secretarias municipais no Estado com objetivo de se implantar e acelerar a descentralização das atividades de licenciamento para o interior e o fortalecimento da implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR-PA), este instrumento indispensável para nortear a política estadual de regularização territorial e ambiental destinada a conhecer a realidade do espaço rural e ao desenvolvimento de projetos sustentáveis como a recuperação de áreas degradadas.
 
Outro projeto destacado como de relevância pelo titular da Sema, Aníbal Picanço, é a instalação do Parque Tecnológico de Georreferenciamento da Sema, que "será o melhor e mais completo da Amazônia", ressaltou Picanço.
 
O Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor), Órgão ligado à Sema, também será beneficiado com projetos para atender às políticas locais de gestão de florestas públicas.

 
Texto: Ascom – SEMA
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará